Testemunho 258 – Os cristãos em tempos de crise

Os cristãos em tempos de crise

Talvez o melhor exemplo para nós, de como agir em tempos de crise, vem de uma das mulheres mais notáveis da Bíblia: Ester.

Ao olhar a sua história percebemos elementos que todos nós devemos buscar em tempos de crise. O primeiro deles é humildade. Ester contou com seu tio, os servos dele e suas servas com jejum e oração (Et 4.12). Embora ela tivesse de agir sozinha diante do rei, buscou a ajuda daqueles mais próximos e que também corriam perigo de vida. Além de ouvir os conselhos de seu tio, mais experiente tanto na vida política quanto espiritual, Ester contou com suas orações.

Outra característica importante é a coragem, repare no que ela diz ainda no versículo 12 “irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. Pedro e João tinham a mesma convicção ao afirmarem que importava mais agradar a Deus que aos homens (At 5.29). Fazer o certo, o que Deus manda, o que é de acordo com a Sua lei é mais importante que nosso conforto, nossos benefícios e até mesmo nossa vida. Temos tido tal coragem?

Em último lugar, agir em tempos de crise exige inteligência. Nos capítulos 5 e 7, você pode ver como Ester agiu de maneira inteligente. Ela não confrontou o homem de confiança do rei numa sessão solene; ela criou um ambiente de confiança, deu espaço para o diálogo e de maneira inteligente trouxe a verdade à tona. Temos que saber qual ferramenta empregar em cada situação e qual a melhor maneira de enfrentar uma crise ou os opositores que causam a crise.

Você está preparado para enfrentar crises com humildade, coragem e inteligência?

 Pr. André Lima

Book your tickets