Nossa História


A História da Igreja Cristã Evangélica no Brasil

A ICEB – IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DO BRASIL – teve início com o Missionário canadense Reginaldo Young, um evangelista nato. Ele iniciou seu trabalho evangelístico em São Paulo, que resultou na fundação da Igreja Cristã Paulistana, em 25 de agosto de 1901, data em que se comemora o aniversário da denominação.

Junto com o amigo e engenheiro Frederico C. Glass, ele contribuiu para que o Evangelho alcançasse os Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás. Em 1902, surgiram a Igreja de Catalão (GO) e de Santa Cruz (GO), esta última, face à perseguição, foi transferida para Gameleira, hoje Cristianópolis (GO).

Diante da expansão do trabalho evangélico em vários estados brasileiros e do Sr. Young haver contraído tuberculose, foi solicitado o envio de outro Missionário, chegando ao Brasil Bryce W. Ranken, em 1o de janeiro de 1905. Logo em seguida, chegou ao Brasil o Missionário Morris Bernard, que se instalou em São Paulo e foi convidado a ingressar na Missão para cooperar com as atividades. Chegou mais tarde Naphtali Vieira, que pastoreou a Igreja Cristã Evangélica de Catalão (GO). Outra Missionária, Anne Andrews chegou a São Paulo em 1906 e depois se transferiu para Jacareí, onde, em 14 de julho de 1907, fundou a Igreja Cristã Evangélica de Jacareí (SP).

Em 1907, chegou o Pastor Archibald Macintyre, que fundou a Igreja Cristã Evangélica de Palmeiras de Goiás (GO). Glass e família transferiram residência para Goiás (GO), em 1906, quando foi organizada a Igreja local. O Missionário Cooper chegou ao Brasil em 1908 e fundou o orfanato The Blossom Homes, em Suzano (SP), morrendo com mais de 90 anos de idade.

A Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos foi fundada em 3 de setembro de 1915, pelo Missionário Bryce W. Ranken, da UESA – União Evangélica Sul Americana, resultado da fusão da Regions Beyond Missionary Union e da South American Evangelical Mission.

Ao findar-se a 1a Guerra Mundial, o médico James Fanstone retornou ao Brasil, fixou residência em Anápolis (GO) e se dedicou à obra médico-missionária, fundando o primeiro hospital de Goiás.

Em junho de 1942, na Convenção Nacional realizada na cidade de Santos (SP), por mediação da UESA que cooperava com as duas alas denominacionais, a ICEB passou a integrar a UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS E CRISTÃS DO BRASIL (UIECCB), uma parceria que perdurou até janeiro de 1967. Ao desligar-se da UIECCB, a ICEB constituiu duas denominações: a ICEnB (formada pelas Igrejas de Goiás) e  a ICEB (composta pelas Igrejas de São Paulo e Brasília).

Em 1973, foi firmado o modus vivendi (acordo) entre as duas alas, que assegurou a cooperação mútua. Em fevereiro de 1979, no Concílio Constituinte, ocorreu a fusão denominacional, unificando as duas regiões.

A ICEB é dirigida por uma diretoria eleita pelo Concílio Nacional das Igrejas filiadas, a cada quatro anos de exercício. A sede nacional se localiza na cidade de Anápolis (GO). A ICEB, além da UESA, atualmente Latin Link, mantém modus vivendi (acordo) com as seguintes instituições: AICEB – Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil; UIECB – União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil; MAEB – Missão Aliança Evangélica do Brasil e SAIM – South América Indian Mission inc.

O evangelismo é realizado através de Campanhas de Evangelização, Projeto Férias para Jesus, Conferências e Cruzadas. As atividades missionárias nacionais e transculturais se realizam através do envio de obreiros para implantar Igrejas no Brasil e no Exterior.

Na área de educação cristã, a ICEB conta com a Editora Cristã Evangélica, que produz revistas para todas as faixas etárias da Escola Bíblica Dominical (EBD) e material para culto infantil, servindo milhares de Igrejas das mais diversas denominações no Brasil, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Moçambique, Angola e Japão.

A História da Igreja Cristã Evangélica no Vale do Paraíba

A primeira cidade valeparaibana a receber o Evangelho foi Jacareí, através da Missionária Anne Andrews e seu marido Dr. Graham que, em outubro de 1906, atenderam ao apelo feito a crentes de Toronto, Canadá, para que evangelizassem o Brasil. Na época, não havia trabalho evangélico na cidade e a Igreja Católica Apostólica Romana dominava soberanamente o povo, fazendo oposição feroz aos evangélicos.

A Missionária Anne começou a distribuir tratados e evangelhos, a visitar doentes e a trabalhar na condição de parteira. Fez-se conhecida de alguns, lançando a semente do Evangelho nas mentes e corações de quantos conhecia. Após três meses, bateu à porta da casa dela, num domingo à noite, um senhor pedindo uma Bíblia. Ele perguntou à Missionária se havia reuniões na casa dela, pois ele era metodista e pretendia comparecer com a família. A Missionária convidou-os a comparecer no domingo seguinte, quando sete pessoas chegaram e participaram do culto. Passaram a freqüentar as reuniões dominicais, com regularidade. Também alguns vizinhos da residência da Missionária, por algumas vezes, assistiram às reuniões. Depois de alguns meses, conversou com o Pastor Bryce W. Ranken, sugerindo a inauguração pública do trabalho, que aconteceu depois de alguns preparativos. Nesta época, o casal Cooper, missionários de São Paulo, vieram para ajudar na construção dos bancos da igreja e divulgação do culto na cidade.

No domingo 14 de julho de 1907, foi realizado o primeiro culto público oficial, ocasião em que a reunião recebeu bom número de visitantes. Nem todos os presentes ouviram com interesse a mensagem pregada. Passados alguns instantes das despedidas à porta, desabou forte chuva de granizo, causando estragos nas hortas e quintais.Correu na cidade o comentário de que os protestantes é que foram o motivo do temporal e estragos acarretados, iniciando-se cerrada oposição a eles. No domingo seguinte, alguns causaram desordem. Quando passava uma procissão católica, foram jogadas pedras. Uma das pedras atingiu um dos olhos da Sra. Cooper. O Sr. Cooper e esposa retornaram à cidade de São Paulo, porém a Missionária Anne prosseguiu, com muitas dificuldades, suportando insultos e ofensas.

Apesar das oposições e resistências enfrentadas, ela continuou a trabalhar. Apesar disto, houve pessoas que respeitavam, outras se interessavam por ouvir sobre o Evangelho e as conversões se sucediam. Em 1918, a Missionária se retirou do campo, sendo substituída pelo Pastor Manoel Lino Tavares, então na direção espiritual da ICE de São José dos Campos, que fora fundada em 3 de setembro de 1915.

Posteriormente, o campo foi assumido pelos pastores B. Refirth, Becket, Morris Bernard, Pedro Lisboa, Acácio Gedeão Coutinho e Jaime Cook. Em sua história, a Igreja Cristã Evangélica de Jacareí deu origem a ICE Cidade Salvador e a Congregação do Jardim das Indústrias.

ICE em São José dos Campos

A Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos teve início em 1915, com o casal missionário Bryce W. Ranken e D. Elizabeth Ranken. Funcionou inicialmente em casa adaptada, onde se localizava o Hotel San Remo, na Praça João Pessoa, atualmente Praça Cônego João Guimarães.

Em 1919, foi adquirida uma casa do tipo comercial, na Praça Cônego Lima. Foi projetada neste terreno a construção de um templo, que teve início em 1924. A pedra fundamental do templo foi lançada no dia 27 de outubro daquele ano, por ocasião do pastorado do Rev. Acácio Gideão Coutinho. Logo, as reuniões passaram a ter lugar naquele local.

O templo foi inaugurado no dia 21 de junho de 1925. Na Assembléia Geral de 5 de fevereiro de 1928, a Igreja foi organizada em pessoa jurídica, registrada em 16 de fevereiro de 1928, tendo o Regimento Interno sido aprovado em 19 de fevereiro desse ano.

Com a implantação da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, dá-se início efetivo, definitivo e ininterrupto do movimento evangélico na cidade. Isto, porque, no final do século XIX, ano de 1890, havia passado por aqui um grupo de Metodistas, liderados pelo Pr. J. L. Kennedy, porém, o trabalho não teve continuidade. Portanto, a Igreja Cristã Evangélica é pioneira no trabalho evangélico em São José dos Campos.

Ao longo seu sua existência esta Igreja implantou e acompanhou a implantação de muitas Igrejas Cristãs na cidade, sendo, a ICE Bosque dos Eucaliptos, parte dessa história.

A História da Igreja Cristã Evangélica Bosque dos Eucaliptos

No ano de 1980, chegava a São José dos Campos o casal Diácono Nelson e Dona Rosa Albino, vindo da Igreja Evangélica Congregacional do Piraí (RJ). Eles fixaram residência no Bairro Bosque dos Eucaliptos, onde iniciaram uma classe de estudos bíblicos, nos domingos à tarde.

Pouco tempo depois, a diretoria regional das Igrejas Cristãs Evangélicas do Vale do Paraíba – MEAR/VP, assumiu a responsabilidade sobre este trabalho, nomeando o Presbítero Antônio Arantes responsável pelo, então, Ponto de Pregação Bosque dos Eucaliptos.

Em 1983, a MEAR/VP comprou um lote de terreno na Rua Ipatinga, visando a construção de um local para o funcionamento deste Ponto de Pregação.

No ano seguinte, a ICE do Jardim Aeroporto, sob a liderança do Pastor João Alves de Souza, assumiu a responsabilidade do Ponto de Pregação Bosque dos Eucaliptos, quando foi construído o primeiro salão de cultos no bairro, na Rua Ipatinga.

Cerca de seis anos depois, o Ponto de Pregação passou a ser Congregação sob a direção do Pastor Carlos Eduardo Melo Barbosa, na época, pastor da ICE do Jardim Aeroporto.

Em 1992, assumiu a liderança da ICE do Jardim Aeroporto o Pastor Valdeci Bonifácio. Tudo caminhava bem, até que surgiu difícil impasse com os vizinhos da Congregação que contestavam a presença do trabalho da Igreja naquele local.

Depois de muitas lutas com os moradores, a liderança da ICE do Jardim Aeroporto decidiu pelo encerramento do trabalho naquele local. Antes, porém, consultou a Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos (Central), dirigida pelo Pastor João Arantes Costa, sob a possibilidade de transferir para esta Igreja a responsabilidade de todo o trabalho, bem como a propriedade adquirida pela MEAR/VP na Rua Ipatinga. A ICE Central assume a Congregação e decide mudar o local de funcionamento para um salão alugado na Avenida Andrômeda, sob a liderança do Pastor José Augusto de Moraes. Mais tarde, na Rua Alfredo Coslop, uma instalação maior e mais adequada foi alugada, em 1994, passando a abrigar a Congregação, que funcionou até 10 de outubro de 1996. No início de 1995, o Pastor José Augusto deixou a liderança da Congregação e a direção da ICE Central passou a dar assistência ao trabalho, através de alguns irmãos.

Em setembro de 1995, o Pastor Evaldo Bueno Rodrigues foi nomeado presbítero-pastor para assumir a liderança espiritual e administrativa da Congregação. Neste ano, a ICE Central adquiriu três lotes de terreno na Rua Tereza Alves Cursino, Jardim Portugal, para futuras instalações da Congregação.

Com o apoio financeiro da Igreja-mãe, dos próprios membros da Congregação e de alguns irmãos incentivadores do trabalho, foi edificado o prédio principal, que abrigaria o templo provisório e as salas e aula da EBD. Esta construção teve início no mês de março de 1996 e no dia 26 de outubro daquele ano, o prédio foi inaugurado.

Em 29 de março de 1997, aconteceu a emancipação da Congregação sob a denominação de Igreja Cristã Evangélica Bosque dos Eucaliptos. Na data, a Igreja já contava com 80 membros. As instalações da ICE Bosque dos Eucaliptos não pararam de crescer ao longo dos anos. Propriedades vizinhas, ao lado e nos fundos da Igreja foram adquiridas e, em 10 de maio de 2006 iniciou-se a construção do novo Templo, inaugurado em 16 de junho de 2007.

Ainda em 1997, ano da sua emancipação, a ICE Bosque dos Eucaliptos iniciava seu primeiro trabalho externo. Nascia o Ponto de Pregação no Jardim Cruzeiro do Sul, sob a liderança do Pastor Márcio Willian de Paula.

Atualmente a ICE Bosque dos Eucaliptos tem uma Igreja filha já emancipada – Igreja Cristã Evangélica do Jardim Cruzeiro do Sul (organizada em 26/10/2005); outra filha-adotiva também já emancipada – Igreja Cristã Evangélica em Taubaté (Pr Acácio Soares Alencar – campo adotado em novembro de 2007); e três Congregações: A ICE em São José da Coroa Grande, Pe – trabalho iniciado em janeiro de 2002); a ICE em Caçapava (Pr José Roberto Francelino – trabalho iniciado em dezembro de 2005) e a ICE em Araçatuba (Pr Wagner).

A ICE Bosque dos Eucaliptos, fiel à sua vocação missionária, participa e contribui, desde a sua formação, com os projetos missionários da ICEB.