Educação Musical Infantil
São muitas as pesquisas científicas que confirmam a veracidade da influência da música no desenvolvimento da criança. O primeiro fato que temos que considerar é que a música é natural na criança. Ela cantarola sozinha ou acompanhada, fazendo atividades, brincando e até estudando.
A repetição necessária para aprendizagem de um instrumento leva a um desenvolvimento motor inclusive na mão não dominante. Na escrita dos símbolos musicais, a criança precisa ter uma caligrafia clara e precisa, o que ajuda a criança a ser mais caprichosa. Expressão corporal também é trabalhada no ensino musical.
Ao ler uma partitura, a criança precisa manter o ritmo. Isto a ajudará na leitura de textos e sua interpretação. O canto pode ser um grande recurso no auxílio da fala, pois nele há o ritmo, a pulsação, o tempo para se falar. Além disso, a “música é pura matemática”. Multiplicação, adição, subtração e divisão estão sempre presentes na música.
Estudos de neurociência comprovam que as crianças que estudam música têm a memória mais desenvolvida. Por seu caráter relaxante, ela estimula a absorção de informações. Muitas crianças melhoram a sua capacidade de se concentrar quando começam a estudar música. Experiências também comprovam o efeito potencializador da música na aprendizagem cognitiva, em especial nas áreas do raciocínio lógico, memória, espaço e raciocínio abstrato.
Muitas atividades musicais são feitas em equipe, isto ajuda a criança a desenvolver o respeito pelo colega, esperar a sua vez, apreciar a colaboração, ter responsabilidade pelo seu sucesso ou fracasso, etc. A música pode ajudar a criança a trabalhar com estas emoções.
A criança que participa de uma atividade musical, seja ela vocal ou instrumental, tem na igreja um lugar para usar este talento para louvar a Deus. Desde cedo, ela irá aprender a servir a Deus e experimentará a alegria que é participar deste serviço. Aprenderá a usar a sua vida e seus talentos a serviço do Reino.
Beth Blanco