Pastoral 539 – Um só corpo! Ef 4.3

Um só corpo!

  “Façam todo esforço para conservar a unidade do Espírito… “ Ef 4.3

Jesus, na Sua oração sacerdotal, assim conhecida pelos cristãos em João 17, diz: “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos” (Jo 17.22). A graça da salvação nos chama para um viver em união e não apenas para vivermos socialmente juntos. Comunhão nos termos bíblicos, como declara o salmista, deve ser boa e agradável, promover um sentido de harmonia, complementaridade, cumplicidade e excelência de relacionamentos (Sl 133).

Uma igreja ou um grupo de cristãos pode crer na relevância da unidade na igreja, mas não trabalhar para que ela ocorra. Pode conhecer os mandamentos da mutualidade, deixados por Jesus, que tanto cooperam para a manutenção desta unidade, mas não “fazer todo esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4.3).

Uma igreja não será Igreja e nem estará cumprindo o seu papel se abrir mão da prática da comunhão e do amor fraternal. A unidade dos cristãos na igreja é ordenança, é princípio, demonstra maturidade espiritual dos membros, além de contribuir para o “aperfeiçoamento dos santos, a perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4.12-13).

Mas deve chamar nossa atenção o fato de Paulo dizer: “esforcem-se para manter, conservar, guardar a unidade” e não criar a unidade. Deus conta conosco para a manutenção de um projeto Dele. Somos responsáveis por preservar e defender a unidade no corpo de Cristo.

Nesta carta aos Efésios, Paulo nos dá a receita: “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor” (Ef 4.3).

Abra mão dos sentimentos de perdas. Não busque glória pessoal. Considere seu irmão acima de você mesmo. Seja humilde.

Tenha sempre um coração perdoador e manso. Trate seus irmãos como se estivesse servindo a Cristo. Perceba as necessidades deles e empenhe-se por atendê-las.

Sejam pacientes uns com os outros. Sigam o exemplo de Jesus que entregou Suas causas a Deus, o Pai, que tudo vê. Espere pelo Senhor.

Deus nos abençoe e nos faça Igreja saudável, unida em Cristo!

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets