Pastoral 581 – Buscando as marcas de qualidade na igreja de Cristo – EF 5.27

Buscando as marcas de qualidade na igreja de Cristo

Assim o fez para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito,
mas santa e sem culpa” Ef 5.27

Neste mês, o título desta pastoral é o tema oficial da ICEB. Na verdade, esse tema está no topo da lista dos títulos para os quais escritores, pastores e líderes evangélicos estão voltando a sua atenção nesses últimos tempos.

Numa rápida leitura do que estão acertadamente considerando esses escritores cristãos, como marcas de qualidade de uma igreja, encontramos: a liderança qualificada e capacitada; os serviços e os ministérios na igreja conforme os dons concedidos pelo Espírito; a espiritualidade que impacta o outro; a questão da estrutura organizacional com resultados; a adoração reverente; as reuniões de oração e estudos bíblicos durante a semana; o evangelismo; a comunhão regada pelo amor fraternal; o aprendizado contínuo; o passar por provações e sofrimentos; a proclamação da verdade; a busca pela santidade; a expressão do caráter de Cristo entre outras.                     

O pastor John Stott analisando as sete cartas às igrejas da Ásia, destaca sete marcas de qualidade que Cristo gostaria de encontrar na Sua igreja: amor, na igreja em Éfeso; sofrimento, visto na igreja em Esmirna; verdade, na igreja em Pérgamo; santidade, na igreja em Tiatira; sinceridade, na igreja em Sardes; missão, na igreja em Filadélfia; e integridade, na igreja em Laodicéia.

De fato, todas essas são marcas do mais alto calibre espiritual, portanto, a questão não é o empenho pela descoberta de novas marcas, mas de uma reflexão responsável e submissa ao Espírito sobre a realidade dessas marcas em nosso contexto local.

A saúde de uma igreja está diretamente atrelada à sua condição espiritual, que por sua vez depende do quanto ela tem se aprofundado nas Escrituras “a fim de compreender plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Cl 2.2-3).

Assim, uma igreja não é medida por números, nem pelo seu tamanho, nem pelos projetos, ainda que esses indicadores apareçam como resultados da espiritualidade vibrante de uma igreja.

Portanto, uma igreja que vive o seu dia a dia firmada nos princípios das Escrituras, que desenvolve relacionamentos cristãos saudáveis, que aprendeu o ministério da oração, que impacta a comunidade ao redor com um testemunho bíblico e aprendeu o temor de Deus como premissa mais excelente entre os membros é uma igreja marcada por possuir qualidades espirituais que a identifiquem como corpo de Cristo.

          Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets