Pastoral 578 – Comprometido! 2Tm 4.5

Comprometido

“Cumpre cabalmente o teu ministério” (2Tm 4.5).

Qual é a diferença entre envolvimento e comprometimento? Eis uma estória: “Há lugares que no café da manhã sempre têm ovos com bacon. Um dia, a galinha disse para o porco:  eu estou envolvida no café da manhã de muita gente, dando-lhes os ovos. Então o porco falou: estou completamente comprometido com esse café da manhã, pois para eles terem o bacon, eu preciso dar a minha vida”. Perceberam a diferença entre o envolvimento e o comprometimento? Devemos estar comprometidos na obra do Senhor!

No último congresso da APEC que participamos tivemos vários seminários: “Deus comprometido com Sua obra” – Dr. Adauto Lourenço, “Comece com o evangelho puro” – Pr Davi Merk, “Continue firme” – Pr Hernandes D. Lopes, “Complete a grande comissão” – Pr Gilberto Celeti, “Complete o seu ministério” – Pr. Vassilios”, entre outros.

A ênfase foi a urgência da evangelização das crianças, a começar no lar, pelos pais, e depois na igreja.  Evangelização clara, objetiva e simples, com o plano de salvação, não com shows, entretenimento, diversão, mas com a Palavra de Deus.

Infelizmente, alguns pensam que o que é simples não é bom, mas não é verdade. Os obreiros aprovados que ensinam a Bíblia para crianças devem ministrar a partir do evangelho puro, focado em Cristo. Ensinar só princípios morais centrados no homem não faz sentido. Ensinar as Escrituras sem apontar para Cristo e Seu evangelho é ensinar uma mensagem “sub cristã”, ministrando como se Jesus não tivesse vindo.

Quem trabalha com a criança é como se fosse um técnico de raios-X, porque a Palavra de Deus expõe o coração. Não é suficiente ver o coração sem correr até a cruz de Cristo. Existe o perigo do moralismo se ensinamos às crianças os princípios morais, como se as crianças fossem capazes de serem melhores por elas mesmas.

Hoje, o problema da sociedade é a falta de investimento na família. Nossos filhos têm de ser prioridade na nossa agenda. Hoje muitos pais estão substituindo presença por presentes. O luxo de ontem virou necessidade hoje. Fato é que não adianta construir impérios e perder seus filhos!

Pais devem negociar o negociável com seus filhos, mas o inegociável, não! Filhos precisam de limites! Pais devem equilibrar exortação e encorajamento porque só cobrança, sem elogio, gera filhos doentes. Só mimos, sem exortação, geram filhos despreparados para a vida.

O Congresso foi muito rico para pais e todos que trabalham com crianças. Se você se interessar, podemos conversar mais sobre os assuntos abordados. Encorajamos você a participar! Com tudo que vimos ali, percebemos que a ICE Bosque está no caminho certo com relação ao ensino das crianças.  À Deus toda honra e glória!

                                Pr. Juscelino e Magner

Book your tickets