Pastoral 577 – Jesus: ontem, hoje e eternamente! Is 7.14

Jesus: ontem, hoje e eternamente!

“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Is 7.14).

Nos dias de Isaías, o reino do norte, representado por dez das doze tribos de Israel, vivia o pior período da sua história. Ignorava a Lei que o Senhor lhe dera através de Moisés e a idolatria predominava, razões para a correção e a disciplina por parte do Senhor.

A profecia do nascimento virginal de um menino naqueles dias tem duplo alcance. Deus enviava um aviso ao rei Acaz sobre o que iria acontecer; portanto, a profecia teve um cumprimento imediato. Mas o Espírito Santo anunciava a vinda do Messias, como essa criança, através de uma virgem, numa inequívoca profecia Messiânica: “… e será o seu nome Emanuel”.

Pouco sabemos sobre o sinal dado a Acaz e sobre a criança. Isaías poderia ter mais informações, mas não as registrou. Porém, sobre o Messias prometido, o Emanuel, a Luz vinda do céu para um povo que andava em trevas, o Servo sofredor levado à cruz como ovelha que não abre a sua boca, o profeta compartilha por todo o seu livro.                                                                   

Em Isaías, Jesus é o “Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz” (Is 9.6). Sete séculos depois de Isaías, um anjo do Senhor vem até um homem chamado José e diz: “… não temas receber a Maria, tua mulher… ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados… e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco” (Mt 1.20-23).

Para os magos que vieram do Oriente, Jesus era “o Rei dos Judeus” (Lc 2.2). Para Simeão, que tomou Jesus em seus braços, Ele era “a salvação do Senhor” (Lc 2.29-30). Para João, Jesus é “o Verbo de Deus que se fez carne, o Autor da vida, a própria vida; e, ainda, a Luz dos homens” (Jo 1.1-5,14). Pedro Lhe referiu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16).

Jesus é o Eterno! Aos Judeus declarou: “Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou” (Jo 8.58). “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14.6). Ele é a maior dádiva de Deus aos homens.

 E para você: quem é Jesus?

Infelizmente, para uma multidão que ano após ano celebra um natal sem Cristo, incluindo muitos frequentadores de igrejas que não vivem o Evangelho, Jesus continua sendo somente o personagem histórico do natal.

Mas para quantos já O receberam como Senhor e Salvador, confessando e abandonando a vida de pecados, as lembranças das festas natalinas certamente seguirão para a eternidade com tudo mais que é espiritual e expressa culto ao Senhor. A Ele pois, toda glória, honra e louvor!

            Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets