Pastoral 574 – A igreja e o serviço – Mc 10.45

A igreja e o serviço

“Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45).

A igreja tem obrigação de ser o instrumento de Deus para que as pessoas cresçam na Graça. Influências maduras que visam à santidade, numa comunidade de crentes unidos em um pacto, podem ser ferramentas nas mãos de Deus para o crescimento de Seu povo. (Mark Dever)

Jesus é o nosso maior exemplo. Ele afirmou que veio para servir (Mc 10.45) e Paulo revela o Seu coração de servo ao mostrar que o Senhor não Se apegou ao ser Deus, mas foi obediente, servindo aos propósitos do Pai e nos salvando. É disso que se trata serviço na igreja. O coração de servo, e não as atividades, não os cargos. Se houver múltiplos ministérios sem coração de servo, vamos experimentar um ativismo e um formalismo que paralisam a igreja e não a deixam crescer.

Onde há coração de servo, há crescimento genuíno e, onde há crescimento, Jesus é visto nas ações de Sua igreja. É Ele quem aparece, é Ele quem será reconhecido, é Ele quem receberá as glórias de tudo o que fizermos. Onde há coração de servo, há disposição de servir ao Senhor, trabalhando na igreja. O servo de coração também se apresenta para servir, independentemente de dificuldade, posição, destaque, trabalho ou investimento. Ele quer, como um soldado, servir o seu comandante.

Os servos de coração também veem igreja e não ministério em si, assim, quando se reúnem os jovens é a igreja reunida, quando estão juntas as crianças é a igreja reunida, quando um grupo se prepara para levar a igreja à adoração é a igreja reunida, porque somos corpo e membros individualmente, mas não exclusivamente. Apesar de serem vistos, os membros não fazem sentido se não no contexto de corpo, por essa razão, toda a ideia de serviço acontece na igreja, para Cristo e Sua glória, mas também para crescimento do Corpo de Cristo, de Sua noiva, do edifício que Ele mesmo planejou. E como saber se o serviço está atingindo o alvo de Cristo, basta olhar para o corpo e responder: Há saúde? Há crescimento? Há santidade? A beleza de Cristo pode ser vista em nossa convivência?

Assim, convidamos você a entregar-se ao Servo por excelência e abrir o seu coração para, como membro, cooperar com a saúde do corpo, trazendo crescimento verdadeiro à igreja local.

              Pr. André Lima

Book your tickets