Pastoral 573 – Reforma Protestante

Reforma Protestante

A Reforma Protestante foi e ainda é um dos acontecimentos mais importantes da história do cristianismo no mundo, que teve seu ápice entre os séculos XVI e XVII com a bravura e o empenho de um sacerdote alemão, Martinho Lutero.

Na realidade, desde meados do século XII já se ouvia falar de movimentos religiosos isolados que contestavam as doutrinas e as práticas da igreja romana. Mas foi com Lutero, que o movimento vingou. Foi ele quem se propôs a reformar os ensinos teológicos e comportamentos morais da Igreja.

Filho de camponeses alemães, criado sob disciplina rígida, dedicou-se aos estudos desde cedo. Em 1505 recebeu o grau de Mestre em Artes da Universidade de Erfurt e começou a estudar Direito. Depois foi para o Seminário, graduou-se e lecionou na Universidade de Wittenberg.                                                                    

Influenciado pelos estudos bíblicos que fazia sobre o agir da graça de Deus em Cristo, Lutero viveu um período de grande conflito espiritual, tendo em vista os absurdos da fé que os seus pares praticavam.

A igreja romana pregava as indulgências (perdão através da contribuição financeira). Lutero protestou e, em 31/10/1517, afixou suas 95 teses, nas portas de uma igreja em Wittenberg, na Alemanha.

Suas crises interiores terminaram a partir das fortes convicções bíblicas que Deus lhe dava a cada dia. Porém, a partir dessa hora, enfrentou terríveis perseguições, injustiças, ofensas e a condenação da cúpula romana.

A Igreja Romana rotulou Lutero como herege. Mas suas ideias encontraram adeptos em toda a Alemanha e mesmo fora dela. Em junho de 1525 casou-se com Catarina de Bora, ex-freira. Tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos.

Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, incluindo comentários bíblicos, sermões e tratados.  Também escreveu hinos para a Igreja.

Neste mês de outubro a Igreja evangélica faz bem em registrar sua gratidão a Deus pelo homem Lutero e sua luta vitoriosa em prol do realinhamento da Igreja nos caminhos que o Senhor Jesus traçou.

              Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets