Pastoral 568 – Uma palavra aos pais! 1Jo 3.1

Uma palavra aos pais!

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu:
que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos” (1Jo 3.1).

Neste domingo, quando a família cristã comemora o “Dia dos pais”, celebração que tem recebido censura de grupos que querem desconstruir a família nesses últimos tempos, entendo haver espaço para uma reflexão sobre a figura paterna à luz da Bíblia em estreita analogia com a pessoa de Deus como o Pai Amoroso, Misericordioso, Provedor, Sustentador e Consolador.

Ainda que muitos “não filhos” queiram chamar Deus de Pai, o fato é que Ele é pai daqueles aos quais Ele mesmo dá a condição de filhos: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que creem em seu nome” (Jo 1.12). A esses, Deus trata como filhos, e zela sobre eles como um pai aos seus filhos: “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” (Pv 3.12).  

Pais demonstram amor aos filhos educando-os a partir da Palavra de Deus. É fundamental para a formação do caráter cristão nos filhos e para a harmonia no relacionamento com eles. Certamente vai solidificar os princípios e valores cristãos no coração da família.

Embora o ambiente que vivemos neste mundo determine seus próprios conceitos e moda, pais demonstram amor aos filhos zelando para que os padrões bíblicos sejam preservados e não simplesmente concordando com o que é normal para o mundo.

Algumas vezes priorizamos um determinado aspecto da vida e do comportamento dos nossos filhos, mas deixamos outros esquecidos. Cuidamos da formação secular, mas falhamos na formação espiritual. Pais demonstram amor aos filhos ensinando-os não só a amar a Bíblia, amar a igreja, mas a viver como verdadeiros adoradores.

Pais demonstram amor aos filhos tendo tempo para estar com eles, para falar sobre esses e outros assuntos que contribuirão para a formação dos filhos e assim prepará-los para a vida. Disciplina não é castigo; é ensino e correção para restauração. Foi o próprio Deus quem criou os limites e fez isso por puro amor.

    Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets