Pastoral 566 – A fé só triunfa na esfera do amor de Cristo – Jo 17.17

A fé só triunfa na esfera do amor de Cristo

“Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 17.17).

Jesus conclui neste verso 17 mais um trecho da Sua fala que teve início no verso 12, aliás, com a mesma expressão: “o meu mandamento é esse: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Nos versos 13 a 16 Ele realça o tema falando do Seu próprio exemplo de amor incondicional, altruísta e sacrificial ao dar Sua vida pelos Seus discípulos. Ele também os chama de amigos e não servos, para enfatizar a preponderância do amor nos relacionamentos entre os cristãos.

Então, no verso 17, Ele novamente traz à tona o tema do amor: Estas coisas eu vos ordeno…” Ou seja, a prática do amor, ‘assim como Cristo amou’, entre os cristãos é novamente mencionada e com ênfase de ordenança.

Os cristãos devem ser lembrados sempre que a fé cristã só “triunfa na esfera do amor de Cristo”, portanto, amar como Cristo amou é a ordenança maior neste discurso de Jesus.

Comentando esta ordenança, João Calvino, um dos chamados ‘Pais da igreja’, afirmou: “A ênfase ao mandamento é necessária e importante porque os discípulos, e isso inclui os ministros, os líderes e os que presidem – notem que Jesus falava neste trecho com Seus apóstolos, devem saber que o amor mútuo é exigido acima de todas as coisas a fim de cooperar na edificação da Igreja do Deus Filho. Não há maior obstáculo do que quando cada um trabalha à parte, visando seus próprios interesses e não dirigem seus esforços para o bem comum. Essas pessoas acabam construindo grandes montes, erguendo obstáculos enormes, contextos desarticulados e confusos que só trazem prejuízo na edificação da igreja”.

O mandamento de Jesus sobre a mutualidade do amor, tendo como exemplo e ponto de partida as Suas próprias atitudes e gestos de abnegação e incondicionalidade, revelam a firmeza de propósito do coração de Deus sobre este mandamento, tendo em vista as múltiplas repetições da expressão neste discurso de despedida de Jesus.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets