Pastoral 561 – A fé começa em casa! Sl 78.6

A fé começa em casa

“para que os seus descendentes as aprendessem e ensinassem aos seus filhos” (Sl 78.6).

Nas páginas da Bíblia, a família é a base sobre a qual todas as demais áreas dos relacionamentos humanos se alicerçam. Até mesmo o relacionamento com Deus tem também sustentação na família.

A fé começa em casa é título de um livro que sugere as seguintes questões: A minha fé chega até os meus filhos? Estou transmitindo convicções de fé à minha família de modo a despertar nela interesse por Jesus? Minha família vê o caráter de Cristo em meu comportamento e atitudes?

A leitura do Salmo 78, entre outros textos das Escrituras, deixa claro que, no passado, a transmissão da fé às gerações vindouras era uma prioridade. Tratava-se de uma ordenança de Deus ao Seu povo. Um mandamento que não pode ser deixado de lado. A fé e o testemunho cristão não podem competir com quaisquer outros interesses na família.

A Bíblia nos diz que o primeiro passo para que as famílias possam ser sadias, fortes e cheias de alegria, como Deus planejou, é dado pelos pais quando ENTENDEM que a família é o principal lugar onde a fé deve ser alimentada (e decidem que esta é a prioridade no seu lar).

O salmista Asafe nos dá lições sobre a FÉ BASEADA NA HISTÓRIA DAS OBRAS DE DEUS. Um método dado pelo próprio Deus, de modo a manter na mente dos filhos e das gerações os feitos de Deus no passado. Desta forma os pais estarão transmitindo aos descendentes a mensagem da grandeza, da fidelidade e do poder de Deus: “Escutem, prestem atenção, o que ouvimos e aprendemos com os nossos pais, não podemos encobrir dos nossos filhos… para que as gerações vindouras saibam honrar e glorificar a Deus e não cometer os erros passados” (v.1-4).

Sem dúvida é a grande prioridade da família cristã dos nossos dias. É tarefa urgente e intransferível dos pais através da revisitação das Escrituras no lar e, principalmente, do exemplo pessoal.

O papel dos pais não é agradar os filhos, mas criá-los, com responsabilidade, debaixo do temor do Senhor. Não simplesmente dando a eles o que querem, mas o que precisam, sobretudo nas questões da espiritualidade que os acompanharão por toda a eternidade.

Que o Senhor nos ajude nesta singular tarefa!

 Pastor Evaldo B. Rodrigues

Book your tickets