Pastoral 560 – “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46.10)

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46.10)

Ao longo destes 10 anos em Moçambique, temos colecionamos as mais variadas experiências, boas e ruins, que ficaram registradas em nossas memórias. A noite de 14/3/2019 ficou marcada na história de nossa jornada ministerial como uma das mais fortes experiências que já tivemos.

Nesta noite, testemunhamos a força destruidora da passagem de um ciclone sobre nossas cabeças, durante aproximadamente 12 horas. Os alarmes começaram uma semana antes, mas tínhamos esperanças de que ele perderia forças ou seria desviado para o mar, como outros.

Infelizmente, o ciclone avançou de forma violenta e assustadora. A energia elétrica foi cortada e não era possível ver o que acontecia lá fora, mas ouvíamos o barulho ensurdecedor do vento, junto com barulhos de árvores caindo e das chapas de metal do nosso telhado sendo arrancadas.

Percebemos que estávamos diante de uma situação extrema. Não havia como garantir nossa segurança. Ajoelhados, oramos por proteção divina. Então me veio à mente o “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!”.

Seis horas depois, o vento e a chuva pararam e fomos verificar o que havia acontecido. Não havia energia elétrica e árvores caídas bloqueavam o caminho. Com muito esforço, chegamos à capela, que estava intacta, mas quando chegamos ao IBD, vimos que ele tinha sido duramente atingido!

A chuva e o vento recomeçaram, então voltamos para casa, e ao fechar a porta, o céu caiu novamente, de forma muito mais intensa. Havia água por todo lado. Mais uma vez o “Aquietai-vos…”  trazia paz ao nosso coração.

Quando o dia clareou, vimos que a destruição era gigantesca. Junto com os obreiros, conseguimos desobstruir a estrada para ir ao aeroporto. Nossa prioridade era adiar a ida ao Brasil por 3 ou 4 semanas, mas não foi possível, pois não havia comunicação.

No dia seguinte oramos com a equipe e dividimos as tarefas. Os semblantes, agora exalavam esperança, pois Deus nos deu forças para iniciar o processo de reconstrução da base e organização da escola.

Trabalhamos muito e Deus nos ajudou a colocar as coisas em ordem. Antes de partir para o Brasil vimos que era chegada a hora dos líderes do projeto assumirem seu papel, enquanto Deus havia nos reservado uma outra tarefa. Assim, novamente em paz, pudemos viajar com o Senhor nos dizendo “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

Pastor Nidovaldo e Helaine

Book your tickets