Pastoral 557 – Obedecendo aprende-se a obedecer – 1Rs 17.15

Obedecendo aprende-se a obedecer

“Foi ela, e fez segundo a palavra de Elias; assim comeram ele, ela e a sua casa muitos dias” (1 Rs 17.15).

Neste último dia 8/3, comemorou-se o “Dia Internacional da Mulher”. Uma justa homenagem, uma distinção necessária, oportunidade para externarmos sincero reconhecimento a quem ocupa e desempenha um papel tão significativo e único na história da humanidade.

Que bom, que temos na Bíblia, registros de mulheres que marcaram a história. Mulheres que ousaram caminhar por fé. Mulheres que não se amedrontaram diante dos desafios. Mulheres que aprenderam o caminho da justiça e do temor a Deus.

Fazer o que é direito e justo é melhor do que oferecer sacrifícios: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1Sm 15.22). Foram essas as palavras de Samuel a Saul depois que este desobedeceu a uma ordem expressa do Senhor.

Encontramos nas páginas da Bíblia a história da viúva de Sarepta. Um exemplo de mulher crente, mulher de uma fé inabalável, mulher obediente, que soube renunciar a si mesma para não desobedecer.

No relato do profeta Samuel ela aparece como uma mulher pobre e desprezada pela sociedade, mas gigante aos olhos de Deus quando impelida a obedecer.

Não é difícil deduzir que esta mulher era pobre só na aparência. Na sua essência era rica, muito rica, sobravam-lhe atributos de uma vida abundante, aprovada por Deus.

Mulheres assim, quando submetidas a provas de fé, comunicam vida. Em meio a fome e a privação do necessário à vida, essa mulher ficou conhecida pela obediência.

Obedecer é próprio do caráter do crente fiel. É sinal de dependência, de confiança, de entrega. Ela não tinha quase nada, faltava-lhe tudo, mas, seus depósitos com Deus eram abundantes.

Sua fé lhe permitiu ver além da despensa vazia. Além do pequeno “punhado de farinha e do pouco azeite”. Ela viu a grandeza e a glória do seu Deus. Ela viu a misericórdia, a graça e a providência de Deus.

Mulheres como essa fazem toda a diferença. Que Deus nos dê a graça de seguirmos seu exemplo.

                       Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets