Pastoral 553 – Dízimo, uma prática devocional – 1 Cr 29.14

Dízimo, uma prática devocional

Porque tudo vem de Ti, e das tuas mãos te damos”.1 Cr. 29:14

Práticas devocionais são exercícios necessários à sobrevivência cristã. Sem esses exercícios o cristão não consegue ser um crente bem-sucedido, assim como, um atleta não terá êxito sem fidelidade aos exercícios para a manutenção das condições físicas e exercícios pertinentes ao esporte que ele pratica.

Muitos cristãos têm dificuldade com a doutrina do dízimo por falta de conhecimento; e outros, por verem, ao redor, tantas seitas e religiões deturpando o sentido que Deus dá ao dízimo.

A prática bíblica do dízimo antecede a lei que Deus deu a Moisés.  Foi exercida por Abrão e descrita em Gn 14. Abrão deu a décima parte de todos os seus bens ao Senhor, o Deus Altíssimo, que ensinou Abrão a cultuá-Lo também desta forma.

Portanto o dízimo é uma instituição sagrada a fim de constituir-se em uma bênção na vida do crente. Por isso Ele diz: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro… e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Ml 3.10).

Porém, não podemos usar o dízimo como instrumento de barganha com Deus. As bênçãos vêm em decorrência da obediência do crente. É a provisão do Senhor sobre aqueles que Lhe honram com as “primícias de suas rendas”.

A prática do dízimo também é uma forma de culto e adoração. Não um sacrifício, ou um ato que afaste o castigo de Deus pelo pecado. Na verdade, ela expressa um sentimento de gratidão a Deus por Suas misericórdias, por Sua fidelidade, por Seu amor que nos foi dado em Seu filho Jesus a fim de que ganhássemos vida eterna.

Dizimar deve ser um ato voluntário e obediente que expressa reconhecimento de que todas as coisas são de propriedade do nosso Deus e dadas a nós para o cumprimento dos propósitos soberanos Dele.

Ore ao Senhor para que Ele lhe dê a compreensão dessa doutrina bíblica e passe a experimentar as incontáveis bênçãos que o Senhor reserva aos que Lhe são fiéis.

         Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

 

Book your tickets