Pastoral 551 – Quem é o Jesus do Natal? Mc 8.27

Quem é o Jesus do Natal?

“Quem dizem os homens que eu sou?” (Mc 8.27)

Nesses dias de festas, luzes e sons característicos do Natal por todos os lados e comércio abarrotado de pessoas, a pergunta que Jesus fez aos Seus discípulos ainda permanece: Afinal quem é Jesus? Quem é o Jesus do Natal para as pessoas que você ama? Quem é o Jesus do Natal para os seus amigos e colegas de trabalho?

Talvez tenhamos respostas mais elaboradas e até corretas do ponto de vista teológico. Quem sabe, semelhantes às que o povo deu: “Alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que é Jeremias” (Mc 8.28).

Mas a resposta correta foi mesmo a de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16); para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).

Jesus é Aquele que disse: “Eu sou o Primeiro e o Último. Estive morto, mas agora estou vivo para todo sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.” (Ap 1.17-18).

Jesus é Aquele que atende a maior de todas as necessidades do homem: a salvação da morte eterna. Ele é o Salvador do mundo, é a Luz que dissipa as trevas.

Jesus é a Luz que traduz a Glória celestial. Que reflete toda a pureza e santidade de Deus. Que penetra no mais íntimo do coração do pecador, afastando toda a impureza e pecado, transformando toda tristeza, tribulação e dor em brados exultantes de alegria e felicidade espiritual.

Jesus é “o Verbo que se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1.14). É o Deus Criador: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito” (Jo 1.3).

Jesus é Aquele que deixando a Sua glória entregou-Se como oferta pelos nossos pecados. Também prometeu que voltaria para nos levar à Casa do Pai: “E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também” (Jo 14.3).

Por isso, Natal sem Cristo é um banquete vazio. É natal sem Deus, pois Cristo é: “Emanuel, que quer dizer Deus conosco”.

         Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

 

Book your tickets