Pastoral 550 – Missões e a oração da igreja! Sl 67.2

Missões e a oração da igreja!

“Para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação” (Sl 67.2).

O Salmo 67 é uma oração modelo para uma igreja missionária: “Abençoe-nos Deus para que os povos te conheçam… para que Te louvem… para que conheçam a Tua justiça…” Aqui estão as razões pelas quais Deus tem prazer em abençoar, conforme o verso acima.

Este salmo está em sintonia com o ensino de Paulo aos colossenses, sobre o dever de orar por missões: “Perseverai na oração… para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo… para que eu o manifeste como devo fazer” (Cl 4.2-4).

Juntando essas passagens temos um ensino precioso sobre o poder da oração na obra missionária. Uma igreja será chamada e reconhecida como igreja missionária se, primeiramente, ela for uma intercessora permanente por missões. Isto porque o “abrir portas” depende do agir de Deus, da Sua vontade, e desta porta estar nos Seus planos.

Uma igreja precisa orar para que PORTAS sejam ABERTAS por Deus. Quanto mais a igreja investe em oração mais Deus vai agir, mais oportunidades virão, mais paixão por missões, mais missionários serão despertados, mais abrangente será a obra.

Uma igreja precisa orar por missões para aprender a amar missões. O amor por missões é proporcional ao investimento em oração: “Deus é testemunha de que digo a verdade. Ele sabe que eu sempre lembro de vocês e oro por vocês” (Rm 1.8-9).

Uma igreja precisa orar por missões porque só assim saberá fazer missões: “… para que eu o manifeste como devo fazer” (Cl 4.2). A oração não vai dizer a Deus o que Ele deve fazer, mas através da oração Deus vai nos dizer o que, como e onde Ele quer que façamos missões (At 13.2).

Uma igreja precisa orar porque os inimigos da obra missionária não são deste mundo: “pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6.12). A oração destrói as estratégias e as forças de satanás.

A oração é o combustível que mantém acessa a chama missionária na igreja. Tudo quanto se refere a obra missionária na igreja, o obreiro, o serviço do obreiro, o sustento do obreiro, os planos e os propósitos de Deus, o lugar para onde vamos enviar o obreiro… tudo tem de depender da oração.

         Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets