Pastoral 543 – ICEB – 117 anos de testemunho da fé

ICEB – 117 anos de testemunho da fé

“Aleluia! Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom…” Sl 106.1

Origem. A nossa denominação não foi planejada para existir. É fruto da graça divina. Deus usou um crente para evangelizar seu colega de trabalho. Reginaldo Young pregou com palavras e vida a Frederico Glass, e este se converteu. Tempos depois, Young decidiu deixar o emprego e ir para São Paulo, Capital, com o fim de ser arauto da evangelização. Glass foi com ele. Young fundou a 1ª igreja, a Cristã Paulistana, em 25/8 1901; e o Instituto Bíblico, para formar obreiros nacionais. 

Viagens missionárias. Glass, de espírito pioneiro e no auge do primeiro amor, seguiu o modelo do apóstolo Paulo, fazendo viagens com o objetivo de pregar o evangelho aos não-alcançados. Assim, nasceram as Igrejas de: Catalão – 1902, Cristianópolis – 1904 e Goiás1906, onde ele fincou raízes e frutificou.

Reforço de peso. Em 1904, Bryce Ranken chegou em São Paulo e com ele a Missão Evangelizadora da América do Sul, que abraçou as Igrejas existentes e promoveu o avanço da ICEB Vale do Paraíba. Anne Andrews fundou a 5a Igreja, Jacareí, em 1907. Ranken, em 1915, a 6a Igreja, São José dos Campos, que se tornou uma frutífera Igreja-mãe.

 Perfil. A Bíblia é central no ministério das Igrejas da ICEB e por isso elas dão ênfase à Teologia e Educação Cristã. Damos graças a Deus por essas duas áreas. O SETECEB foi eleito pela AETAL o seminário Gold da América Latina. A Editora Cristã Evangélica, por graça divina, se faz presente em escolas bíblicas e seculares; e em famílias, com produção de materiais bíblicos alcança América Latina, África, Europa e Ásia, em línguas portuguesa e hispânica.

Gratidão. Somos gratos a Deus por manter o foco dos líderes denominacionais e das Igrejas na sã doutrina, evangelismo, plantação de Igrejas e envio de missionários para várias partes do mundo. Vemos que o Ide de Jesus está bem presente na agenda da denominação e de suas Igrejas.

Obra social. A ICEB honra a Deus com realizações do Éden-Lar, Lar Cristão Evangélico, Acedevida, Amai e Igrejas em favor de crianças, adolescentes, idosos e famílias necessitadas.

Petição. A nossa oração e esperança é que Deus continue abençoando a ICEB até a volta gloriosa de Jesus. Amém!

Pastor Abimael de Souza

Book your tickets