Pastoral 541 – Força na fraqueza! 2Co 12.10

Força na fraqueza 

“Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” 2Co 12.10

Na carta aos cristãos em Corinto o apóstolo Paulo tratou com singularidade e maestria sobre o poder e a força de Deus nas fraquezas do homem: “Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1Co 1.27). “Foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós” (1Co 2.3). “Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9).

Essas e outras passagens bíblicas são frontais e opostas ao pensamento do mundo, em especial nos nossos dias, chegando mesmo a afrontar os padrões sociais dos povos. Porém é central às verdades e ao ensino bíblico sobre o pensamento do nosso Deus: “A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1Co 1.25).

Encontramos nas páginas do Antigo Testamento o cântico de Ana, mãe de Samuel, depois de ver em sua própria vida, em seu próprio corpo, o milagre da força e do poder operado por Deus, com a dádiva da maternidade: “O arco dos fortes foi quebrado, porém os fracos foram feitos fortes” (1Sm 2.4). Na sua fraqueza e humilhação Deus manifestou força e poder.

 Fazemos parte de uma geração que cultua a força e o poder. Por toda parte homens lutam pelo poder, pela ostentação da força, pelo domínio e pela realização dos seus desejos, sejam eles extravagantes ou não. Para tais pessoas enaltecer a fraqueza não é algo concebível.

Nada pode derrotar aqueles que caminham na força do Senhor: “O Senhor faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Is 40.29).

A fraqueza humana proporciona o melhor motivo para a manifestação do poder de Deus. Foi essa a experiência do apóstolo Paulo que aceitou de bom grado a fraqueza porque esta tornava mais completa a sua dependência de Deus: “Porque, quando sou fraco, então é que sou forte”.

Que o Senhor nos ajude a ter tal compreensão do Seu agir em nossa vida.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets