Pastoral 534 – Ministério do Espírito Santo – Jo14.16

Ministério do Espírito Santo

“Rogarei ao Pai e ele lhes dará outro Consolador que estará para sempre com vocês.”  Jo 14.16

O Senhor Jesus, já Se encaminhando para a cruz, faz uma das mais preciosas afirmações, uma promessa. Ele deu aos Seus discípulos e, por conseguinte a todos nós, razões para um viver vitorioso, ousado e confiante: “o meu espírito estará com vocês o tempo todo, até o fim; não vos abandonarei; não vos deixarei órfãos”.

O cristianismo é mesmo ímpar, por essas e por outras expressões do Seu fundador. Temos quem nos guia, nos ensina, nos instrui e nos incentiva na carreira cristã.

Em cumprimento a essa promessa temos o Espírito Santo, também chamado Consolador, cuja missão é testificar acerca da pessoa de Cristo, consolar os Seus discípulos nas aflições, ensinar-lhes todas as coisas e fazer-lhes lembrar tudo quanto Jesus Cristo disse durante o Seu ministério terreno.

Nas palavras de Jesus, registradas por João, temos a promessa do “Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviaria em seu nome, com a missão de ensinar todas as coisas e nos fazer lembrar de tudo o que o Senhor disse” (Jo 14.26). Mais à frente, Jesus continua: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, esse dará testemunho de mim” (Jo 15.26).

É papel do Espírito Santo convencer o pecador da sua ruína, mostrar-lhe a excelência de Cristo, movê-lo ao arrependimento e a confiar em Jesus: “Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8).

O resultado do agir soberano do Espírito é o novo nascimento: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (Jo. 1.12).

O mal ainda está em progresso, dominando e escravizando pessoas. Mas, para a Igreja, o Senhor enviou o Consolador divino, grande Instruidor, que nos assiste, nos guia e inspira as nossas petições.

Que o Senhor nos dê a graça da plenitude do Seu Espírito em nós.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets