Pastoral 533 – Chamados para ser luz – Mt 5.14-16

Chamados para ser luz

“Vós sois a luz do mundo. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.14-16).

Nesta próxima quinta-feira, 29 de março, a ICE Bosque irá completar 21 anos de organização eclesiástica. Presença evangélica autêntica e reconhecida na zona sul da nossa cidade. Sem dúvida o momento é de celebração, oportuno para contar as múltiplas bênçãos recebidas até aqui, mas é também significativo repensar a razão de sermos Igreja neste lugar.

Conforme registra Mateus em seu evangelho, Deus, em Cristo, nos chamou para ser luz, para brilhar e refletir a mensagem salvadora de Cristo. Afirmou o apóstolo Paulo, na segunda carta aos coríntios: “nós somos a carta escrita de Cristo”, mensagem que haverá de ser percebida por quantos nos cercam, através dos reflexos da luz do evangelho em cada um de nós.

A metáfora da luz é significativa, pois no período do ministério terreno de Jesus não existia energia elétrica. Assim, a criatividade Dele foi perfeita para a compreensão dos seus ouvintes. Luz, ali, refere-se a uma lamparina, uma vela, uma tocha que só poderia ser vista se acesa. Só havia luz, só brilhava, se energizada pela presença do fogo que gera a luz.

Nossa missão é ser luz, e somos, uma vez que já fomos “chamados das trevas para a maravilhosa luz de Cristo (1Pe 2.9)”. Somos luz e outros verão essa luz quando obedecemos voluntária e prazerosamente ao Senhor em Sua palavra.

Nossa missão é ser luz, e somos quando a santidade e a pureza de Cristo são vistas em nós. Quando as marcas de Cristo aparecem em nossas palavras e ações, através do trato que dispensamos, em especial, àqueles que menos amamos.

Ser luz é resplandecer Cristo neste mundo de trevas. É refletir a imagem e o caráter Dele através do exercício diário do ser Igreja. É fazer com que o nosso próximo perceba o amor de Cristo em nós e conheça toda a Verdade da Palavra de Deus.

Ser luz é nossa vocação. Que o Senhor nos ajude a desejarmos, fortemente, brilhar para Jesus como Igreja, neste lugar. Assim, seremos: “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceremos como luzeiros neste mundo” (Fp 2.15).

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets