Pastoral 530 – Frutos dos dias de muita comunhão

Frutos dos dias de muita comunhão

“…que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo de Cristo” (Fp 1.9 – NTLH).

Não poderíamos deixar de mencionar nesta pastoral o nosso Encontro de Famílias deste último final de semana. Quão abençoados foram aqueles dias de intensa comunhão, alto nível de espiritualidade e, com certeza, restauração de vidas. Deus foi maravilhoso em nos dar aquele tempo e local onde pudemos exercitar o amor fraternal. Foi bom e agradável ver a união dos irmãos e desfrutar de todo ‘cuidado’ que Deus havia reservado para nós.

É esse cuidado e preocupação que vemos fluir do coração do apóstolo Paulo no verso acima, na carta que escreveu aos crentes em Filipos. Paulo conhecia a vontade de Deus para aqueles crentes e, portanto, não hesitava em exortá-los a prosseguir na prática e no desenvolvimento do amor fraternal, no completo conhecimento de Cristo e a reter os benefícios que temos Nele.

Mais importante do que nossas reuniões dominicais e do crescimento numérico da Igreja é, sem dúvida, o seu desenvolvimento espiritual. Mais sublime do que ver uma Igreja cheia de pessoas é saber que as pessoas que estão na Igreja estão cheias do Espírito Santo e revelam isso no amor e na comunhão dos santos.

Como crentes em Jesus precisamos aprender a caminhar no amor de Cristo. É como se a expressão “vida cristã” já trouxesse no seu escopo o imperativo do crescimento espiritual diário. Um processo, uma reação que começou na conversão e não pode parar até que o caráter de Cristo seja formado em nós.

É assim, amando e se deixando ser amado que faremos diferença. Crescemos com as experiências e o testemunho de vida dos nossos irmãos e somos fortalecidos e desafiados na nossa fé ao ver o agir sobrenatural de Deus na vida dos que caminham conosco.

O exercício do amor fraternal é a base para o desenvolvimento espiritual da Igreja. Quando isso não acontece surgem brechas para que o inimigo semeie intrigas de todas as espécies.

Que a graça de Deus nos faça caminhar mais perto uns dos outros, num estreito relacionamento, dividindo as cargas e não omitindo dos irmãos que também precisamos ser ajudados. Que o Senhor nos dê esse pleno desenvolvimento da vida cristã.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets