Pastoral 528 – Consequências da “queda” Rm 1.18-32

Consequências da “queda”
Romanos 1.18-32

Estes versos de Paulo aos Romanos é uma das mais claras porções bíblicas sobre a ira e a severidade de Deus diante da pecaminosidade dos seres humanos. Difícil não sermos incomodados e desafiados a tomar decisões em relação aos temas que mais ganham espaço na mídia e na sociedade hoje à luz de passagens como esta.

Vivemos os modismos dos novos padrões de moralidade e novos conceitos de certo e errado que têm dividido famílias e anunciado o fim de uma sociedade organizada. Leia o texto indicado acima na íntegra.

Desde a queda o mundo vive mergulhado num pântano de obscuridade. O pecado trouxe trevas sobre a terra, os seres humanos caminham às cegas e em meio às adaptações da criatura na busca para atingir o padrão do Criador.

Especialistas que estudam o homem e suas reações procuram, o tempo todo, explicações aceitáveis para as variações de comportamento dos humanos.

A Bíblia mostra os efeitos da queda e do pecado no homem, feito originalmente à semelhança e conforme a imagem do Criador. É disso que trata o apóstolo Paulo na introdução da carta aos Romanos.

É inegável que, progressivamente, somos influenciados pelo sistema que nos cerca. A realidade do pecado e a exposição a ele são inquestionavelmente perniciosas. A Bíblia não esconde a força e o poder do pecado em ditar ‘normas de conduta’ que são opostas àquelas deixadas e exemplificadas na vida e nos ensinamentos ministrados por Jesus.

As afrontas aos princípios cristãos, à moral, aos valores, à ética e ao próprio Deus Criador ganham força e multiplicam-se aqueles que fazem coro a favor do sistema anárquico onde cada qual faz o que lhe convém, desprezando toda autoridade. Modelo que visa extinguir a família e a sociedade organizada. Realidade que leva à perda do referencial que é a Palavra de Deus, culminando em desgraça para todos que seguem por esse caminho.

Não há como concordar com aqueles que querem viver à revelia dos padrões de Deus. Não podemos nem pensar em andar na contramão de Deus. A Bíblia é repleta de avisos dos perigos do mundo. Desviar-se deles garante não ser reprovado por Deus.

Cuide bem da sua conduta, do seu modo de ser, do seu agir, do seu vestir, do seu falar e do seu pensar. Aquele que não cuida de si mesmo está anunciando um desastre e um desastre sempre leva em conta a possibilidade de envolver mais vítimas.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

 

Book your tickets