Pastoral 523 – Reforma Protestante – 500 anos

Reforma Protestante – 500 anos

O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceulhes a luz (Is 9.2).

Introduzo esta pastoral reafirmando as convicções que tenho sobre a fé reformada: amo o protestantismo, amo a ideia de ser um cristão evangélico protestante e amo ser um cristão evangélico protestante reformado, porque o protestantismo está no DNA das Escrituras Sagradas e as Escrituras estão no DNA do protestantismo.

Tenho visto, nesses últimos dias, pessoas querendo diminuir a “grandeza da reforma”, ressaltando que ainda há muitas divisões entre os cristãos. De fato, há. Mas, irmãos, a reforma não foi uma providência de Deus para fazer pequenos ajustes ou resolver brigas pelo poder ou divisões na igreja. A reforma veio para reconduzir a igreja no Caminho do evangelho, mais especificamente no centro da Bíblia. A reforma teve e tem um papel muito maior. Papel de lavar, limpar, promover uma higienização espiritual, moral e ética na igreja de Jesus.

Iniciei este artigo citando a passagem de Isaías porque vivemos um período em que “trevas espirituais” estão novamente sufocando a fé bíblica. Grande parte da igreja cristã dos nossos dias precisa retornar às Escrituras, crer na suficiência de Cristo, na suficiência da graça e na suficiência da fé para a Salvação do pecador.

Os registros históricos da reforma protestante revelam que foi a partir da leitura e da interpretação da Bíblia que Deus falou ao coração dos valentes reformadores sobre as verdades da salvação. Verdades libertadoras e não escravizadoras, como eram as ordenanças e os sacramentos impostos aos cristãos desde que o império romano usurpou para si o papel de igreja.

Por isso, como cristãos reformados, convictos da importância de estarmos em constante reforma, não podemos deixar de celebrar, nesta data, o aniversário dos 500 anos da reforma. Não podemos deixar de honrar a memória de Lutero e suas 95 teses em sinal de oposição às heresias pregadas pela igreja naquele período.

Que Deus nos faça sempre “inconformados” com quaisquer desvios doutrinários. Que a nossa disciplina cristã e submissão ao Espírito Santo nos conduza sempre em triunfo!

       Pr. Evaldo Bueno Rodrigues        

 

                                 

Book your tickets