Pastoral 524 – Os trabalhadores somos nós!

“Os trabalhadores somos nós!”

“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças (Mt 9.35).

Na história da Igreja muitas metodologias têm surgido sobre o “fazer missões”. Estratégias não faltam. Algumas são até bem arrojadas, visando o resgate de vidas que estão presas atrás de “cortinas de ferro”. A alma tem valor. Todo esforço é válido.

Muitos, porém, ainda não perceberam a grandeza desta tarefa, e missões tem pouca força em seu viver cristão. Mas isso não deveria ser assim. Não amar missões é negligenciar a mensagem do Único Caminho.

Jesus não fez rodeios quando a pauta era missões. Primeiro Ele se apresentou como um exemplo: “percorria as cidades” seguido por multidões; com elas estabelecia contato; ensinava-lhes acerca das verdades do reino de Deus e ainda atendia às necessidades físicas e emocionais dos que O buscavam.

Muito embora o alvo seja resgatar pecadores da morte, Jesus foi movido por um forte sentimento de compaixão: pessoas injustiçadas, oprimidas, doentes, desenganadas e desamparadas. Elas também precisavam de pão, estavam famintas e aflitas.

A seara é grande. Há muito trabalho e, por isso, em seguida, Jesus diz: Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara” (Mt 9.38).  Jesus não apenas deu essa ordem, mas foi exemplo. Ele não perdeu tempo ensinando estratégias sociais, políticas ou organizacionais para que missões alcançasse êxito. Ele não complicou para não haver dúvidas na mente daqueles que iriam executar a tarefa.

Fazer missões é a maior e a mais preciosa tarefa. É a razão da permanência da Igreja neste mundo. A tarefa é de “cada um”; é da Igreja e a Igreja somos nós. Não de “alguns” ou das organizações missionárias, mas de todos os cristãos. Somos nós, ainda que com nossas agendas cheias, que o Senhor da seara está chamando.

Missionários só precisam ser pessoas dispostas e sensíveis à urgência e relevância da missão. Pessoas já alcançadas pela maravilhosa graça salvadora de Deus em Cristo Jesus e prontas a comunicar esse fato a outros.

       Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets