Pastoral 522 – Ensinar a outros … honrosa tarefa! 2Tm 2.2

Ensinar a outros… honrosa tarefa!

“As palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensiná-las a outros”  (2Tm 2.2).

O ministério do ensino figura entre aqueles ofícios que estão no topo dos mais nobres e indispensáveis serviços que alguém pode prestar a outro, seja na sociedade ou na igreja. Ensinar é transmitir conhecimento, é instruir outros, é compartilhar experiências e práticas, é, sobretudo, comunicar verdades que transformam vidas, equipando-as e guiando-as no melhor caminho.

Foi através do ensino, individual e coletivo, mas sempre persistente, que Jesus preparou Seus discípulos para que, através do exercício dos dons que receberam, o cristianismo atravessasse os milênios fazendo mais e mais seguidores em todas as nações.

Aos que têm a vocação para ensinar, para ministrar a outros, seja nas escolas e em qualquer  outro  segmento  social,  ou  ainda nas salas de aula das nossas Escolas Bíblicas, o texto de Paulo a Timóteo é bem apropriado: “ensine a outros que também sejam capazes de ensinar…” (2Tm 2.2).

Quanto privilégio e que grande responsabilidade é dada a vocês, professores e professoras. Vocês que são chamados carinhosamente de mestres pelos seus alunos porque é assim que eles os veem, pois dedicam suas vidas para que eles possam ter um futuro melhor.

A vocês que ensinam a Bíblia aos seus alunos, que nobre tarefa vocês têm, pois ela é a própria Sabedoria de Deus. Ensinar a Bíblia é cooperar com Cristo, o Mestre dos mestres, na formação do caráter cristão dos seus alunos.

Por ocasião do seu dia, celebrado neste 15 de outubro, desejamos abraçá-lo com esta reflexão. Que o Senhor Deus se agrade em derramar bênçãos sem medida à sua vida e ministério.

Deus abençoe cada um de vocês “queridos mestres do saber”, suprindo todas as suas necessidades. E lembrem-se: “A sabedoria e o entendimento vêm de Deus. Peçam a Ele” (Pv 2.6,3).

       Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets