Pastoral 521 – A conduta diária do cristão – Ef 4.1

A conduta diária do cristão

 “Rogo-vos, pois, eu o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”
(Ef 4.1).

Depois de apresentar todo o plano salvífico estabelecido por Deus, o Pai, na Sua eternidade passada e realizado em Cristo Jesus, bem como todos os benefícios advindos desta salvação, Paulo exorta os seus leitores originais e, por conseguinte a todos nós, a que respondamos a essa tão grande salvação com um “andar digno desse chamado”, um modo de vida compatível com a posição que temos agora em Cristo.

A ideia de Paulo é imprimir na mente e no coração dos cristãos o querer e o desejar desfrutar de cada um dos privilégios que lhes são disponibilizados em Cristo, através da habitação e capacitação do Espírito, o que lhes confere poder para esse caminhar.

Pelo Seu agir soberano e gracioso, Deus, através do Seu Espírito, vem chamando pecadores para a salvação em Cristo através dos tempos.

Este chamado dá aos eleitos uma nova identidade; liberta-os da escravidão do pecado e lhes dá o direito de tomar o nome do Pai, pois foram feitos membros da família de Deus. Faz do homem nova criatura em Cristo (2Co 5.17), o que deveria levá-lo a demonstrar, através do seu modo de viver, os sinais dessa nova vida. A maneira como andam e agem os cristãos deveria denotar todas essas verdades e bênçãos que são dadas aos escolhidos do Senhor.

Mas quanto isso tem sido verdade na igreja de Jesus em sua história? Será que as pessoas que estão sendo chamadas para nova vida em Cristo estão apresentando mudanças visíveis em seu dia a dia? Será que temos em nós as marcas de alguém que caminha dignamente como um filho de Deus, ainda que em meio a uma geração corrupta e perversa? Será que o Senhor diria de nós como declarou de Enoque, que foi distinto em meio a sua geração?

Andar dignamente como um cristão é ser alguém que honra e glorifica a Deus em cada atitude que toma, em cada passo que dá e em cada palavra que fala. É assim que um cristão poderá dizer que também anda de maneira digna. É assim que seremos um exemplo para aqueles que estão ao nosso redor, a começar em nossa casa.

Que o nosso caminhar possa refletir as marcas da dignidade cristã.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets