Pastoral 518 – ICEB 116 anos

ICEB 116 anos

“Até aqui nos ajudou o Senhor” (1Sm 7.12)

A história da Igreja Cristã Evangélica do Brasil começou com um canadense, o leigo Reginaldo Young, que trabalhava numa Cia. de Mineração em MG. Ao testemunhar sobre sua fé, conquistou para Jesus o engenheiro Frederico Glass, que se despontou como um evangelista dedicado.

Reginaldo Young, consagrado homem de Deus, foi o responsável pela organização da Igreja Cristã Paulistana, em São Paulo, a primeira igreja da ICEB, fundada em 25/8/1901. A firmeza do Sr. Young, aliada ao espírito pioneiro do Sr. Glass resultou numa expansão admirável do evangelho para os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás.

O Sr. Glass auxiliado por outros irmãos estabeleceu as igrejas em Catalão, Go (1902) e Santa Cruz, Go (1904). Esta, por causa das perseguições, foi transferida para Gameleira, hoje Cristianópolis.

Sob a direção do Espírito Santo as igrejas se fortaleciam, enquanto outras eram organizadas. Em 1907 a ICEB chegou em Jacareí, com a obreira Anne Andrews. Em 1915 o casal Ranken fundou a ICE em São José dos Campos, SP.

Em junho de 1942, a ICEB passou a integrar a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais e Cristãs do Brasil (UIECCB). Esta parceria durou até janeiro de 1968. Ao desligar-se da UIECCB, a ICEB formou duas denominações: a ICEnB, composta pelas igrejas de Goiás e a ICEB, integrada por igrejas de São Paulo e Brasília. Em fevereiro de 1979, em um Concílio Constituinte, aconteceu a fusão denominacional.

Atualmente somos mais 312 igrejas, congregações e campos missionários (distribuídos em 18 estados e mais o Distrito Federal); e, 593 obreiros (as) entre pastores, educadoras cristãs e missionários (as).

O ministério da ICEB prioriza a conquista de vidas para Jesus. Para atingir este fim, a liderança denominacional tem desafiado as igrejas por meio de seus líderes, para que concentrem esforços na evangelização, cumprindo o imperativo de Jesus.

O alvo é que a ICEB cresça na qualidade de vida espiritual, na membresia das igrejas locais, no envio de missionários para missões urbanas e transculturais e a abertura de igrejas.

Com a graça Deus a ICEB tem avançado inclusive com o envio de missionários para a Europa, África, América do Sul e Ásia. Deus tem sido fiel e gracioso com a ICEB nesses 116 anos, gerando uma igreja madura, com perfil doutrinário saudável, bíblico e contextualizado.

Extraído do site da ICEB

Book your tickets