Pastoral 517 – Escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis!

Escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis!

“assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo,
para sermos santos e irrepreensíveis perante ele…”  (Ef 1.4).

O apóstolo Paulo trata, neste primeiro capítulo da carta aos Efésios, do mais elevado e precioso tema das Escrituras na Nova Aliança: o Sublime propósito de Deus para os seres humanos alcançados pela graça salvadora de Cristo Jesus. Há, nesta carta, tudo sobre os propósitos e benefícios que Deus, na Sua eternidade passada, planejou para a salvação.

Temos, no início deste capítulo, um dos mais longos parágrafos construídos por Paulo sobre a doutrina da salvação em todos os seus detalhes, transmitindo-nos um ensino amplo e inquestionavelmente sólido sobre o tema: “Trata-se de uma das mais divinas composições do homem” (Coleridge); “extravasa de pensamentos exaltados e de grandiosas doutrinas que ele, o apóstolo Paulo, raramente aborda noutros escritos (Crisóstomo).   

Ter a consciência de que Deus nos escolheu deve ser motivo de exultação, pois os eleitos têm assegurado todos os cuidados do Senhor, o consolo nas aflições e o selo do Espirito Santo quanto ao chamado.

Este é o motivo da oração de Paulo pelos cristãos de Éfeso. Seu desejo era que Deus “abrisse os olhos do coração” deles para uma plena compreensão dos objetivos da salvação. Eles eram, agora, “santos e irrepreensíveis” e, isto, por decreto, segundo o propósito eterno do Senhor.

A santificação, na sua plenitude, consiste na participação dos salvos na própria santidade divina e é uma condição para a plenitude da salvação (Hb 12.14). De igual modo, a declaração de irrepreensibilidade expõe mais um propósito da eleição. “Sem mácula” era como deveriam se apresentar os animais para o sacrifício (Êx 29.1). Santidade e irrepreensibilidade são decretos soberanos de Deus para os eleitos (Ef 5.27).

Embora os decretos indiquem como Deus nos vê a partir da salvação, o desenvolvimento da santidade e o caminhar em irrepreensibilidade dependerão do nosso relacionamento e busca de Deus (1Pe 1.16).

Quanto privilégio! “Senhor, obrigado por me chamar para participar da Sua santa natureza; obrigado porque as minhas culpas e manchas do pecado o Seu Filho Jesus já as limpou pelo Seu sangue. Ajuda-me a buscá-Lo com todo o meu coração”.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets