Pastoral 506 – Um novo mandamento… Como?

Um novo mandamento… Como?

O contexto evangélico tem perdido sua identidade e levado a Igreja a perder a sua essência, de ser o “corpo de Cristo” que revela ao mundo o amor de Deus. Há uma explosão de templos evangélicos sendo abertos, porém sem nenhuma identidade com Jesus.

Jesus disse o que nos identificaria como Seus discípulos… “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (Jo 8.31). Ele fala sobre dois grupos: os seguidores, que buscam na religião respostas para suas necessidades, e os discípulos, que seriam identificados com Ele.

Em João 13.34-35 Jesus estava para ser crucificado; reúne Seus discípulos, faz uma afirmação intrigante e coloca em xeque a vida dos que se diziam cristãos: “um novo mandamento… como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.” Não se trata de um amor qualquer, mas daquele que parte do coração de Deus – porque Deus é amor!

  1. Amar como Jesus é ter a atitude de Jesus: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus que, embora sendo Deus, não considerou ser igual a Deus… mas, esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo…” (Fp 2.1-11).
  1. Amar como Jesus é nos identificarmos com as necessidades do outro: “Jesus ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque eram aflitas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9.35-36). Compaixão, empatia, eu no lugar do outro. Jesus fez assim quando abraçou o leproso, conversou com a mulher samaritana, amou a adúltera, curou os enfermos.
  1. Amar como Jesus é agir no socorro ao necessitado; é ação, não só sentimento. Jesus vai ao encontro dos cegos, coxos, leprosos, famintos. Os discípulos sugerem despedir a multidão faminta. Ele, porém, diz: “Deem-lhes algo para comer”.
  1. Amar como Jesus é colocar o perdão antes da ofensa: “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores!” (Mt 6.12). Jesus acrescenta que ao perdoarmos uns aos outros receberemos o perdão de Deus (Mt.6.14 -15).
  1. Amar como Jesus é estar pronto a dar-se pelo outro, ainda que um inimigo. Jesus morreu por nós quando ainda éramos inimigos de Deus (Rm 5.6-8).

“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê” (1Jo 4.19-21).

“Com isso, todos saberão que são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros!”

     Pr. Wilman Carvalho

Book your tickets