Pastoral 504 – O valor da oração! – At 1.14

O VALOR DA ORAÇÃO

“Eles sempre se reuniam todos juntos para orar”
(At 1.14 – NTLH)

  A oração conduz à obediência. A oração faz surgir no crente uma dependência voluntária do Espírito Santo.  Uma vida de oração leva o crente ao centro da vontade de Deus e, consequentemente, ao triunfo.

Portanto, há muito valor na oração. Alguém nascido de novo, resultado da ação da graça de Cristo em seu ser, jamais terá um viver vitorioso, bem-aventurado, na plena comunhão com Deus, se desprezar a prática da oração. Não há fidelidade a Deus quando não existir, no crente, compromisso com a oração.

Uma Igreja que ora experimenta o poder que emana do trono da graça de Deus. A oração promove a mutualidade do amor de Cristo entre os irmãos e ali fluirá a santidade.

Jesus não precisava sofrer para provar Sua divindade ou eliminar de Si mesmo pecados. Contudo, experimentou o maior sofrimento, para a redenção da humanidade. Cristo venceu, mas não sem um tremendo exercício de oração, forte clamor e lágrimas: “durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão” (Hb 5.7).

Se o próprio Cristo perseverou na oração, como poderíamos nós desprezá-la? Existe justificativa para o crente não orar? Só porque alguém conhece ou estuda a Bíblia pode orar menos? Se mesmo para esses a oração diária é indispensável, fazemos bem em ter a oração como nosso exercício constante.

Acrescento ainda que é quando oramos que nos é dado compreender o que Deus quer nos falar. Por isso, jamais ler a Bíblia sem pedir a instrução do Alto. A oração nos livra das ciladas do inimigo. A oração indica a hora de avançar e a hora de recuar. A oração nos capacita diante das adversidades e nos faz vitoriosos apesar delas.

A oração alcança todo o nosso ser: a mente, o coração, o físico, e influencia nossos relacionamentos interpessoais e com Deus. Façamos dela nosso exercício constante e diário.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets