Pastoral 503 – Paz: A começar em mim! – At 9.31

PAZ: A COMEÇAR EM MIM!

“a Igreja, na verdade tinha paz…”(At 9.31)

   Ao falar sobre Seu retorno à casa do Pai, Jesus declarou: “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27). Note que Jesus não está dizendo que não enfrentaríamos adversidades. Na história da Igreja, sobram registros sobre aflições e perseguições enfrentadas pelos cristãos em todo o tempo.

Contudo, não há como negar o valor da paz. Não se podem mensurar todos os benefícios de um ambiente de paz. Assim como é igualmente verdade que a ausência da paz tem implicações indesejadas e até desastrosas. Na verdade a ausência da paz pode até causar doenças, tanto na alma como no corpo.

Paz, conforme o dicionário, é ausência de problemas. Um estado de tranquilidade e calma, livre de perturbações Externas. Mas, seria essa paz que Jesus falava?

A Bíblia diz que paz verdadeira, aquela a que Jesus se refere, independe de circunstâncias, de tudo ser como queremos ou dos problemas ao redor. É fruto do agir do Espírito no coração do cristão. Um estado interior que se manifesta por ações e reações da relação pessoal e íntima do homem com Deus.

Uma Igreja com este propósito triunfa e a paz de Cristo é experimentada na vida de seus membros. Jesus enfatizou que o bom relacionamento entre os irmãos não seria meramente a harmonia de vontades ou ideias, mas a unidade mediante a presença do Espírito aplicando nos crentes a natureza divina.

Lucas registra que “a Igreja tinha” paz e isto os tornava firmes na fé. O caminhar dos cristãos era seguro no Senhor, pois as verdades do evangelho norteavam o seu agir. A presença do Espírito era-lhes um bálsamo e como resultado o Senhor acrescentava a cada dia novos irmãos, “a Igreja crescia em número”.

A paz de Cristo nem sempre é percebida por ausência de adversidades ou aparentes calmarias, mas pelas realizações e manifestações do Espírito em nós. Que o Senhor nos abençoe com a Sua paz e nos ajude a desfrutar dessa paz em cada dia de 2017 reinando plenamente em nós e em nossos relacionamentos.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets