Pastoral 501 – Jesus: Eternamente inigualável – Jo 1.14

Jesus: Eternamente inigualável

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós”  (João 1.14).

O nascimento de Jesus Cristo continua sendo uma unanimidade entre as datas celebrativas no calendário da humanidade. “A encarnação do Verbo” (Jo 1.1), o nascimento do “descendente da mulher” (Gn 3.15) continua atraindo a atenção das multidões. E é perfeita, justa e apropriada essa distinção, pois trata-se da encarnação do Deus Filho, Aquele que desde a eternidade estava junto ao Pai.
Muito antes da fundação do mundo, Aquele ser glorioso que, junto ao Pai, criou céus e terra, o mar e tudo que neles existe, já havia proposto em Seu coração oferecer-Se em resgate de pecadores. Jesus, o Onisciente Deus, diante da realidade da queda do ser humano e compadecido do caos espiritual que se instalaria, não hesitou abrir mão da Sua majestade e glória celestial para entregar a Sua vida em sacrifício, mesmo que para isso tenha sido necessário “esvaziar-se da sua glória e tomar forma humana” (Fp 2.7).
Que madrugada singular foi aquela, a que se referiu o apóstolo Paulo, pois era chegada a “plenitude do tempo” (Gl 4.4), quando os pastores ouviram a mensagem do anjo: “Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10-11).
Que noite memorável aquela, quando o Criador reuniu todos os seres celestiais e organizou um grande coral, “uma multidão da milícia celestial”, que numa revoada revestida do mais alto brilho celestial declarou: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2.14).
Aquela noite marcou a entrada da Luz no mundo: “O povo que andava em trevas viu grande luz” (Is 9.2). Não foi um nascimento como tantos outros. Não foi desprovido de glória e glamour, pelo contrário, jamais algum outro moveu os céus e as regiões celestiais como este.
O menino que nasceu causou um tremendo impacto no mundo através dos Seus ensinos e da Sua história. Deixou um exemplo de conduta, de ética e de espiritualidade inquestionável. Mudou o curso da história, inclusive dividindo-a em dois períodos: o antes e o depois de Cristo. Jesus é inigualável, é pleno na Sua humanidade e perfeito na Sua divindade. Esse é o Jesus do Natal e Sua verdadeira história! Nas celebrações desse Natal, não deixe o aniversariante de fora.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets