Pastoral 497 – Contagem regressiva… 499 anos – Reforma Protestante

Contagem regressiva… 499 anos

“Somente a fé; somente a Escritura; Somente Cristo; Somente a Graça; Somente Deus” ( Lutero).

É isso mesmo, a igreja evangélica, em toda parte do mundo, não pode deixar de celebrar em 2017 os 500 anos da Reforma Protestante (31/10/2017). A Reforma é um dos acontecimentos mais importantes da história da igreja. Resultado do empenho de homens que Deus levantou a partir do século XII, movimento que se consagrou pela bravura de um sacerdote alemão, Martinho Lutero, século XVI, quando propôs reformar os ensinos teológicos e comportamentos morais da Igreja. Lutero enfrentou e contestou a cúpula da Igreja Romana com base no ensino bíblico.

Pensar na Reforma é pensar em nosso modo de ser cristão. Pensar na Reforma é pensar como pensavam os reformadores; é ser um reformador. Na verdade, nós precisamos não só conhecer a história da Reforma, mas também viver como cristãos reformados.

O personagem central, Lutero, era filho de camponeses alemães. Aos 5 anos já estudava latim e aos 12 entrou para uma irmandade religiosa em Magdeburgo, Alemanha.  Estudou direito e logo entrou para o Mosteiro Agostiniano de Erfurt, sendo ordenado em 1507. Continuando seus estudos, obteve o título de Doutor em Teologia e foi professor de Teologia Bíblica na Universidade de Wittenberg. Nesse período Lutero passou a ser afligido por angústias e dúvidas sobre as práticas doutrinárias da igreja romana.

Sua aflição só chegou ao fim quando encontrou, na Bíblia, as respostas às questões do seu coração e a certeza de que não é possível alguém merecer o favor de Deus pelo que faz, mas, sim, através da fé em Jesus Cristo. Só em Jesus pecados são perdoados. A doutrina da justificação pela fé tornou-se, então, um dos pilares do seu pensamento religioso.

Seu protesto ficou conhecido através das 95 teses que, em 31 de outubro de 1517, afixou na porta da Igreja do Castelo de  Wittenberg. Segundo Lutero, o verdadeiro tesouro da Igreja é o Evangelho – a proclamação do amor de Deus.

Infelizmente muitos movimentos cristãos em nossos dias estão voltando aos erros que a Reforma combateu, denunciou e aboliu. Estamos voltando ao tempo em que “coisas” que fazemos podem ser aceitas em lugar de um coração convertido, arrependido e totalmente voltado para Deus.

Estamos voltando ao tempo quando coisas materiais, tidas como sagradas, eram vendidas aos fiéis com a promessa de que alcançariam algum favor divino, alguma bênção. Vivemos a época dos cultos antropocêntricos, onde o homem é o centro, não Cristo.

A Reforma Protestante não é só um marco extremamente importante para a igreja, ela tem de ser uma experiência viva, diária, perseverante, incansável para todos os cristãos e deve nos levar de volta aos fundamentos do evangelho: Só a fé; Só a Escritura; Só Cristo; Só a graça; Só a Deus toda glória.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets