Pastoral 489 – É preciso “perseverar” – Sl 125.1

É preciso “perseverar”

“Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre”
(Salmo 125.1).

 A excelência da vida se concentra naquilo que é duradouro e resiste através dos tempos, sobrevivendo mesmo diante das forças contrárias, dos conflitos e de tudo quanto pode representar uma ameaça.

É verdadeira a afirmação que diz que é mais fácil chegar ao topo de uma montanha do que manter-se lá, pois ainda que haja obstáculos na escalada, certamente desafios maiores serão enfrentados quando a pessoa atingir o objetivo proposto. Isto é verdade porque em parte as pessoas não se preocupam em preparar-se para o novo contexto. Outras vezes porque acham que podem levar para a nova vida coisas lá de baixo. Ou, ainda, porque não conseguem lidar emocionalmente e espiritualmente com a nova realidade.

Todas essas considerações aplicam-se à vida cristã e aos diversos contextos que cercam aqueles que ganharam uma nova e desafiadora posição em Cristo. Quer seja, ao analisarmos o contraste entre a velha e a nova natureza, ou a simples, mas não menos importante, mudança, da casa dos pais para o seu próprio lar, e os desafios da vida conjugal e familiar.

Em qualquer das situações, o grande desafio não é apenas começar bem, mas caminhar e concluir a caminhada com sucesso. Perseverar, e ser chamado pelo próprio Deus de “servo bom e fiel”.

Manter-se de pé o tempo todo, com dignidade e aprovação de Deus, vai exigir esforço, determinação e decisão firme de “não se contaminar com as finas iguarias do rei” (Dn 1.8). Perseverar sem desvios, mesmo em meio aos tropeços, e manter-se firme, mesmo quando as esperanças desaparecem, são exercícios que caracterizam aqueles que se apropriaram da vida abundante que Jesus oferece (Jo 10.10).

O grande problema é a nossa fragilidade espiritual diante das adversidades, que se agrava ainda mais porque, em situações adversas, a nossa comunhão e o nosso compromisso com Deus são as primeiras áreas que somos tentados a deixar.

A Bíblia ensina que o importante é que os cristãos, ao passarem pelas tribulações, permaneçam firmes, isto é, não percam a esperança, pois em todas as coisas Deus trabalha para o nosso benefício.

Diante dessa realidade, a melhor receita é voltar os olhos para a Palavra do Senhor e buscar a orientação do Alto, que, no dizer do salmista, “é refúgio e fortaleza, socorro nas tribulações” (Sl 27.1).

Não é fácil administrar os revezes que a vida nos reserva, mas também não podemos nos deixar derrotar por eles. A ordem é: perseverar!

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2Co 4.8-9).

 

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets