Missões: anunciar que Jesus é o único caminho
“… por meio de seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo”
(Hb 10.20).
A tarefa prioritária da Igreja neste mundo é anunciar “este novo e vivo Caminho” que Deus, em Cristo, estabeleceu para que os seres humanos, afastados que foram da presença de Deus, pudessem achegar-se a Ele novamente. Proclamar esta mensagem é ser um cooperador de Cristo na missão de Deus.
Se, no princípio, no Jardim do Éden, o pecado da desobediência afastou o homem do seu Criador condenando-o à morte (Gn 3), num outro Jardim, muito tempo depois, a obediência de um só Homem abriu caminho para que muitos pudessem ser aceitos por Deus: “E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem” (Rm 5.19).
A mensagem bíblica afirma que foi Cristo, pela Sua morte na cruz, pelo Seu sangue, Sua obediência irrestrita ao Pai que tornou possível esse caminho de acesso ao Pai: “Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu” (Cl 1.20).
Portanto, a mensagem do arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações, torna-se tarefa prioritária, essencial, inadiável e intransferível da Igreja.
É nosso dever proclamar que Cristo tornou a salvação possível ao pecador. Neste ponto a Bíblia refuta o provérbio popular que diz que todos os caminhos levam a Deus.
Jesus, o único Caminho, não é uma opção a mais para o pecador. Ele é a única saída contra a morte eterna, a separação definitiva de Deus. Esse é tema proposto pelo escritor de Hebreus: “… por meio de seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo” (Hb 10.20).
Esse novo caminho restabelece a paz de Deus com o homem: “… e havendo feito a paz, pelo seu sangue, por meio dele reconciliou consigo mesmo todas as coisas” (Cl 1.20). Fazer missões é anunciar essa paz que o mundo não conhece nem pode sentir, mas que existe e é real em Jesus.
Esse novo caminho reconcilia o homem com Deus. O pecado tornou o homem estranho a Deus, inimigo de Cristo, cheio de obras malignas. Porém, o Senhor Jesus, através da Sua morte e ressurreição, estabeleceu um Caminho novo e vivo. Uma ponte única. Salvadora! É preciso anunciar essa mensagem.
A igreja precisa priorizar esta mensagem. O único meio para o pecador conhecer o Caminho, arrepender-se, para remissão de seus pecados e tornar-se nova criatura em Cristo.
Pr. Evaldo Bueno Rodrigues