Pastoral 484 – Deus, cura esta nação!

Deus, cura esta nação!

“… então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cr 7.14).

Não posso deixar de fazer um registro do contexto que nos envolve. Atravessamos um período crítico da história do nosso Brasil. Somos um país à deriva, sem comando, que não sabe para onde vai. País de 10 milhões de desempregados, país dos descasos e da negligência em todos os segmentos sociais. Realidade triste para quantos amam essa terra, para quantos veem neste solo e neste povo potencial para um viver melhor.

Nosso Brasil está enfermo e caminha a passos largos distante de Deus: “Há violência, há contendas e o litígio se suscita; por esta causa a lei se afrouxa e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida” (Hc 1.3-4).

Os 367 votos pela abertura do processo de afastamento da presidente da república, em sessão do Congresso Nacional em 17/4/2016, não podem ser vistos como pessoal; antes, expressam um repúdio ao “sistema” que vem corroendo a nação, corrompendo homens e mulheres, manipulando leis e outros dispositivos legais para servir a interesses estranhos aos do povo brasileiro.

Somos surpreendidos a cada semana por mais e mais revelações de novos corruptos e corruptores. Personalidades do mundo empresarial e político, inclusive alguns que se denominam cristãos, para vergonha do evangelho. Infelizmente Satanás e a própria “força da carne”, têm feito estragos nesta sociedade já enferma.

Através da oração, com a ajuda de Deus, podemos sim combater a desordem, a corrupção e a sujeira moral que toma conta do contexto nacional. É papel da igreja clamar pelo agir de Deus, por um Brasil livre daqueles que não cumprem seu dever para com a nação, pessoas sem escrúpulos que visam somente seus próprios interesses.

No último domingo, acompanhamos estarrecidos as trocas de ofensas entre deputados federais naquela que foi uma seção histórica pela relevância da pauta. Algo jamais visto, nem aceito em nenhum segmento ético social, e, muito menos numa assembleia pública onde os legisladores da republica estavam reunidos. Como normalmente diz um conhecido jornalista: “uma vergonha”!

Nosso país precisa das orações da Igreja. A Igreja tem acesso ao trono de Deus para interceder pelo Brasil: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, orar…”. Orações suplicantes: “Deus, ensina nossos governates a julgar com a Tua justiça, para que governem o povo com honestidade e tratem com justiça os explorados. Que haja prosperidade no nosso país e que nosso povo faça o que é direito” (Sl 72.1-2).

Há urgência na oração da Igreja e há bênçãos prometidas por Deus aos Seus filhos: “…então eu os ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Se a progressiva manifestação do mal nos assusta, deve também nos alertar quanto ao nosso dever de intecessores. Carecemos do avivamento do Espírito, do agir de Deus, e, sobretudo, da Sua muita misericórdia: “Senhor, na tua ira, lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets