Pastoral 481 – Ester, força e dignidade são os seus vestidos!

Ester, força e dignidade são os seus vestidos!

 Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? Et 4.14

A Bíblia é riquíssima em exemplos de mulheres que marcaram a história, vidas que ainda falam. Uma dessas heroínas foi Ester, a mulher que enfrentou corajosamente os poderosos do palácio real para salvar o seu povo da morte.

O tempo do cativeiro passou, mas alguns judeus não voltaram para Israel, entre esses estavam Ester e seu primo Mordecai. Eles ficaram na Pérsia, em Susã, na corte de Assuero.

Certa vez, a então rainha chamada Vasti foi deposta por seu marido, ficando vago o trono feminino. Passado o tempo Assuero foi aconselhado a escolher uma nova rainha, que deveria ser a mais bela jovem da província de todo o seu reino.

Mordecai, que criara Ester, viu nessa ocasião uma oportunidade para ela. Ester era obediente, pró-ativa, corajosa e educada. Uma linda moça que nem mesmo ambicionava ser rainha. Era modesta, simpática, encantadora.

Chegado o dia Ester foi levada para o harém do rei e alcançou favor de todos. A linda estrela de Deus brilhou mais forte e Deus a fez rainha! O seu caráter era puro e não se deixou contaminar com a sua rápida ascensão. Ela sabia quem era, e aceitava de boa vontade o seu futuro. Era discreta e tinha autocontrole.

Mesmo depois de coroada, Ester ainda aceitava os conselhos de Mordecai. De repente, uma trágica notícia informava que havia um plano de morte para todos os judeus e tinha a aprovação do rei. Parecia o fim!

Mas o aparente silêncio de Deus seria ouvido. Ester não se deixou dobrar diante da situação ameaçadora. Ela não se desesperou. A força e a dignidade são seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã não tem preocupações.

Uma grande lição aqui: Deus vai nos favorecer, desde que a nossa luz brilhe, identificando nossa identidade cristã. “Vítima inconsciente de uma situação insuportável, ela se ergueu e decidiu pela graça de Deus, a mudar as coisas. Expôs e frustrou os planos de um homem perverso e violento, salvando, sozinha, seu povo do extermínio. Quando você mistura o poder do Deus Soberano com o poder de uma mulher submissa a Ele, tem em mãos uma combinação perfeita.” C. Swindoll

 Será que estamos dispostas a entregar nossa vida para ser trabalhada por Deus? A beleza de Ester não estava nos enfeites e penteados exagerados ou joias e vestidos caros. Sua beleza estava no coração, porque esta beleza não se perde. É a beleza de um espírito calmo e delicado, muito valorizado por Deus!

Saibamos aproveitar a oportunidade! O Deus que cuidou de Ester diante do rei cuida de nós também. Na hora certa sejamos corajosas e façamos nosso pedido. Sejamos um instrumento de valor nas mãos de Deus! Quem sabe se não fomos feitas rainhas para ajudar na situação em que estamos?

Ediane Costa Mendes Rodrigues

Book your tickets