Ester, força e dignidade são os seus vestidos!
Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? Et 4.14
A Bíblia é riquíssima em exemplos de mulheres que marcaram a história, vidas que ainda falam. Uma dessas heroínas foi Ester, a mulher que enfrentou corajosamente os poderosos do palácio real para salvar o seu povo da morte.
O tempo do cativeiro passou, mas alguns judeus não voltaram para Israel, entre esses estavam Ester e seu primo Mordecai. Eles ficaram na Pérsia, em Susã, na corte de Assuero.
Certa vez, a então rainha chamada Vasti foi deposta por seu marido, ficando vago o trono feminino. Passado o tempo Assuero foi aconselhado a escolher uma nova rainha, que deveria ser a mais bela jovem da província de todo o seu reino.
Mordecai, que criara Ester, viu nessa ocasião uma oportunidade para ela. Ester era obediente, pró-ativa, corajosa e educada. Uma linda moça que nem mesmo ambicionava ser rainha. Era modesta, simpática, encantadora.
Chegado o dia Ester foi levada para o harém do rei e alcançou favor de todos. A linda estrela de Deus brilhou mais forte e Deus a fez rainha! O seu caráter era puro e não se deixou contaminar com a sua rápida ascensão. Ela sabia quem era, e aceitava de boa vontade o seu futuro. Era discreta e tinha autocontrole.
Mesmo depois de coroada, Ester ainda aceitava os conselhos de Mordecai. De repente, uma trágica notícia informava que havia um plano de morte para todos os judeus e tinha a aprovação do rei. Parecia o fim!
Mas o aparente silêncio de Deus seria ouvido. Ester não se deixou dobrar diante da situação ameaçadora. Ela não se desesperou. A força e a dignidade são seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã não tem preocupações.
Uma grande lição aqui: Deus vai nos favorecer, desde que a nossa luz brilhe, identificando nossa identidade cristã. “Vítima inconsciente de uma situação insuportável, ela se ergueu e decidiu pela graça de Deus, a mudar as coisas. Expôs e frustrou os planos de um homem perverso e violento, salvando, sozinha, seu povo do extermínio. Quando você mistura o poder do Deus Soberano com o poder de uma mulher submissa a Ele, tem em mãos uma combinação perfeita.” C. Swindoll
Será que estamos dispostas a entregar nossa vida para ser trabalhada por Deus? A beleza de Ester não estava nos enfeites e penteados exagerados ou joias e vestidos caros. Sua beleza estava no coração, porque esta beleza não se perde. É a beleza de um espírito calmo e delicado, muito valorizado por Deus!
Saibamos aproveitar a oportunidade! O Deus que cuidou de Ester diante do rei cuida de nós também. Na hora certa sejamos corajosas e façamos nosso pedido. Sejamos um instrumento de valor nas mãos de Deus! Quem sabe se não fomos feitas rainhas para ajudar na situação em que estamos?
Ediane Costa Mendes Rodrigues