Pastoral 480 – Filhos… privilégios com responsabilidades!

Filhos… privilégios com responsabilidades!

Uma crescente, mas não salutar constatação na área da criação e educação de filhos revela que as fortes pressões da mídia alinhadas com algumas correntes mal intencionadas de órgãos governamentais da área da educação estão vencendo a batalha e, assim, atropelando, contrariando e descaracterizando a mais nobre das tarefas que Deus, o Criador, entregou aos pais: “E, vocês, pais… devem criar os seus filhos com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef. 6.4 – NTLH).

Diante das múltiplas novidades que surgem a cada dia no universo do “mundo da educação infantil”, infelizmente, muitos pais estão se omitindo e transferindo o seu compromisso de pais e educadores para terceiros: algumas vezes para as escolas seculares, ou para a própria sociedade, e até no meio cristão há falhas quando os pais transferem esta incumbência para os professores da Escola Bíblica Dominical. Nesses casos a igreja passa a ser o órgão responsável pela educação e evangelização dos filhos.

Mas não é essa a orientação bíblica. Não foi esse o projeto estabelecido por Deus. O princípio da educação de filhos como responsabilidade dos pais é confirmado em toda a Escritura. Em Deuteronômio, Deus transmite aos pais, através de Moisés, esta ordenança a respeito dos Seus mandamentos: “Não deixem de ensinar as leis do Senhor aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Façam de tal forma que eles se lembrem das leis do Senhor quando entrarem e quando saírem de casa” (Dt 6.7-9). 

Pais que ensinam o temor a Deus, o conhecimento da Bíblia, o amor à família, o respeito ao próximo e a obediência às leis para os filhos, estão trabalhando em prefeita sintonia com o Criador da família e Doador dos filhos e, têm mais chance de desfrutar da honra, da companhia e da consideração dos seus filhos por toda a vida.

Foi aos pais que Deus confiou tão nobre tarefa: “ensinar os filhos, desde cedo, nas Sagradas letras do evangelho” (2Tm 3.15). Não há nada mais urgente para pais que querem preparar seus filhos para a vida na sociedade. Não há nada mais prioritário para pais que querem livrar seus filhos do caminho da morte eterna.

Por isso, pais, não são as entidades, nem os terceiros e nem a igreja que prestarão contas ao Senhor pelos filhos que Ele nos deu, a Sua própria herança (Sl 127.3). São mesmo os pais! A quem o Senhor não só capacitou, mas também, qualificou, pois o Senhor não nos dá tarefas que não estejamos prontos para cumprir.

Queridos pais, vigiem, fiquem atentos, questionem, investiguem sobre o que seus filhos estão aprendendo nas escolas. Que influencias estão tendo, quais novidades lhes estão sendo anunciadas. “… porque, o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8).

Sigamos o exemplo de tantos pais e avós honrados na Bíblia. Imitemos as atitudes de Loide e Eunice, de Elcana e Ana, de Jacó e Raquel, de Joquebede e Anrão e tantos outros, cujos filhos foram honrados por Deus por acolherem os ensinos de seus pais. “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (Pv 22.6).

 

 Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets