Pastoral 477 – Oração para 2016

“Aviva a tua obra, ó Senhor… na tua ira, lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).

Este foi o tema da mensagem que o pastor pregou no culto de 31/12/2015, nosso culto de passagem de ano. Um culto muito abençoado com louvores, momento de oração, testemunhos, retrospectiva e pregação da palavra. Assim encerramos 2015 juntos como igreja e ingressamos no Novo Ano. Sem dúvida um culto de gratidão ao Senhor por todo cuidado Dele durante o ano que se findou: pela fidelidade e pelas misericórdias que se renovaram sobre nós a cada dia de 2015 e pela presença constante de Cristo em nós.

Mas se o momento é de gratidão, é também de reflexão, de planos, de formular alvos para 2016. Tempo de pensar no que nos espera. Pensar no Brasil que amamos como pátria e que precisa ser amado; porém que está sendo destruído por pessoas gananciosas, avarentas, inescrupulosas e criminosas. Pensar nas famílias cristãs nesse país “em desmanche”. Pensar nas crianças em suas escolas sendo massacradas pelos novos métodos de educação que destroem valores e princípios bíblicos. Pensar na família, num mundo que não quer mais ter famílias!

Mas também, pensar na igreja, na nossa igreja como sal da terra e luz do mundo, apesar da força e da maldade do inimigo. Pensar na possibilidade do avivamento espiritual promovido pelo Espírito Santo. Pensar no triunfo da igreja apesar do conformismo com o secularismo, fruto do distanciamento de Deus.

Por tudo isso, é tempo de clamarmos por um avivamento espiritual. E, digo, clamar, porque avivamento vem de Deus! Não é obra de pessoas; não é um esforço da igreja; não é o barulho que os crentes fazem; não é gente caindo por aí em nome de Jesus. Jesus não derruba pessoas; Ele as levanta!

Avivamento é a reprodução do céu na terra e só Deus pode fazer isso. É igreja aos pés da cruz (Moody). É santidade diante de Deus (Billy Graham). Avivamento é o grande desafio e necessidade da igreja nos dias de hoje.

Mas um avivamento espiritual tem suas bases na Palavra do Senhor e só acontecerá:

– Se as inclinações para pecar estiverem menos aguçadas em nosso ser interior;

– Se o desejo de ser mais parecido com Jesus predominar em nós;

– Se o desejo de viver em comunhão nos mantiver juntos num só corpo, a igreja;

– Se nos amarmos mais, se orarmos mais, se formos mais misericordiosos uns para com os outros.

Tudo isso cooperará para que o Senhor envie um avivamento para o nosso meio. Somente assim a igreja triunfará em meio a esse contexto caótico, o mais baixo estágio de pecado, de blasfêmias, de iniquidades, onde o certo é errado e o errado é certo.

Creio que só há uma maneira de olhar para frente e ter algum alento. Olhar para frente e ter esperança de dias melhores: Clamaremos pelo agir do Senhor! E esse agir trará e se dará através do avivamento da igreja: “Aviva, ó Senhor, a Tua obra”.

                                   Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets