Pastoral 474 – Dia da Bíblia

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Sl 119.105

No próximo domingo, 13 de dezembro, comemora-se o Dia da Bíblia. O livro único, singular! Nenhuma outra literatura ou qualquer outro documento escrito se compara com a Bíblia, a Palavra de Deus.

Os registros bíblicos cobrem um período de cerca de 1.500 anos (entre 1.400 a.C. a 100 d.C), e foi escrita por cerca de 40 homens escolhidos por Deus, submissos à Sua vontade. Esses homens escreveram textos inspirados pelo Espírito Santo, por ordem expressa do Senhor: “Disse o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel” ( Êx 34:27).

Esses homens pertenciam a diferentes classes sociais, culturais e financeiras, além de estarem separados por longos anos no tempo: Moisés (príncipe e pastor); Samuel (juiz e profeta); Davi e Salomão (reis); Isaías (um estadista); Mateus (coletor de impostos); Lucas (médico); Pedro, João e Tiago (pescadores); Paulo (doutor da lei) e muitos outros nos mais diferentes lugares e ocasiões.

Porém, em todos os seus 66 livros, de forma direta ou indireta, Jesus Cristo é o personagem central da Bíblia. Todos os ensinos da Bíblia apontam para a pessoa e obra de Cristo na cruz do calvário.

A Bíblia é a grande necessidade dos seres humanos. Os grandes desajustes sociais e familiares se justificam pela falta do ensino e do amor à Bíblia.

Os pais precisam da Bíblia para ser pais; os filhos, para ser filhos; os patrões e os empregados também, e, o pecador, porque só ela revela a graça salvadora de Deus.

O Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro, foi criado em 1549, na Grã-Bretanha e começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948.

Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela Sociedade Bíblica do Brasil, as comemorações se intensificaram e diversificaram.

A Bíblia é um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato.

Faça da Bíblia o seu livro de leitura e meditação diária e receba do próprio Deus a instrução para todas as questões que surgirem. É a única maneira de nos mantermos afastados do sistema deste mundo que jaz no maligno.

                                                                                                     Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets