Pastoral 473 – Eles fizeram a parte deles…

se nós nos calarmos; se esperarmos até à luz da manhã,
seremos tidos por culpados
…” (2Rs 7.9).

 

Esta reflexão complementa a pastoral anterior intitulada: “Se nos calarmos seremos tidos por culpados”. O tema é a experiência dos quatro leprosos que entraram para a história como “heróis da nação judaica”, pelas atitudes corajosas e altruístas diante do contexto que os cercava.

A história desses quatro homens aconteceu nos dias de Eliseu, que foi profeta em Israel quando Jorão cumpria o seu reinado. Samaria estava totalmente cercada pelos sírios, era uma estratégia para enfraquecer, vencer pelo cansaço e tornar vulnerável toda a cidade. Os sírios esperavam em poucos dias invadir e tomar posse de Samaria.

Mas Deus estava no controle. Na verdade Ele estava escrevendo mais uma página na história do Seu povo. Então, o sobrenatural vai interferir nessa história. Deus vai gerar um fato novo e inesperado. Mais uma prova de que tudo está mesmo sob o Seu comando.

Aqueles leprosos viviam do lado de fora da cidade. Por causa da sua doença eram impedidos de conviver com as outras pessoas. A lepra era contagiosa, incurável, terrível. Se os dias eram difíceis, dias de fome e penúria para os cidadãos que viviam dentro da cidade, imaginem como seria viver do lado de fora, ao relento e sem nada para comer ou beber? Nem com as migalhas aqueles leprosos podiam contar; as sobras já não existiam mais.

A providência de Deus, porém, levaria aqueles quatro homens a encontrar o acampamento dos sírios sem nenhum soldado e repleto de provisões. Inquietos com o fato de não poderem guardar só para si mesmos esta boa notícia, eles voltam à Samaria e avisam o rei e toda a cidade: “Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam” (2Rs 7.10).

O rei enviou soldados que confirmaram o relato daqueles homens. Os habitantes da cidade invadiram o acampamento dos sírios, tomaram as provisões e tudo que puderam carregar. Houve fartura como profetizou Eliseu, a Palavra do Senhor se cumpriu.

A atitude daqueles leprosos deve inspirar nosso trabalho missionário. Há uma mensagem de boas novas a proclamar, mas se nos calarmos seremos tidos por culpados diante de Deus. Se nos calarmos seremos achados em falta diante Daquele que nos confiou a Boa Notícia, o evangelho da graça de Cristo, a mensagem da salvação que liberta o mais vil pecador, que perdoa pecados, que restaura e que dá vida eterna.

O alvo de Deus com Seu projeto missionário é o mundo. Os enviados somos nós, a Igreja. Jamais se ouviu tanto sobre o evangelho como em nossos dias, até nas regiões onde o cristianismo é proibido. Mas, não percamos de vista: “Se nos calarmos seremos tidos por culpados”.

                                                                                                     Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets