Pastoral 469 – Primeiro ouça o Senhor!

“E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões” (Cl 3.15 – NTLH)

Durante toda a nossa vida tomamos decisões. Desde os primeiros passos até os últimos dias de vida, qualquer pessoa, o tempo todo, toma decisões. É próprio da natureza humana. É necessário diante das muitas opções que as próprias circunstâncias nos oferecem. Se alguém se omite em tomar decisões, certamente outros vão fazê-lo por ele e poderão não escolher corretamente.

Nós podemos escolher a roupa que vamos usar ou deixar que o mundo o faça por nós. Podemos escolher os lugares que frequentamos e o que vamos fazer ou deixar que outros o façam por nós. Podemos escolher os programas de televisão ou os filmes que assistimos ou podemos deixar que outros o façam por nós. Podemos conduzir nossos negócios por caminhos retos ou nos deixar seduzir pelos caminhos tortuosos desse mundo.

Este assunto torna-se ainda mais preocupante quando rodeia os mais jovens, sem dúvida centro das investidas de Satanás. Eles podem decidir por uma vida de santidade e pureza ou deixar-se levar pela escolha natural e convincente que Satanás faz para eles: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Sl. 119.9).

A questão, porém, que torna este tema tão assustador está no fato de que muitos crentes, homens e mulheres, líderes de Igrejas, jovens e adolescentes, ainda estão tomando decisões sem levar Deus em conta. Decisões tomadas sob a bandeira do: “Deus já falou ao meu coração”.

Esquecem-se, estes, da advertência da Palavra do Senhor: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá” (Jr 17.9). Para que as nossas decisões não nos façam pagar alto preço, deixe-me oferecer três conselhos bíblicos:

1. Antes de dar o primeiro passo, considere honestamente em seu coração se Deus está com você na sua escolha. Moisés disse num momento desses: “Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar” (Êx 33.15). Coloque de lado as suas preferências e peça ao Senhor para que Ele aponte a direção a seguir com evidências claras para você.

2. Não tome decisões que causarão mal a você ou ao seu próximo. A história de Sansão mostra que há grande perigo nisso. Ele sabia que buscar uma esposa fora do seu povo era um mal em vista, mas, não desistiu e pagou alto preço por isso.

3. Não mude a rota, não queira ser criativo para com a sua espiritualidade. Simplicidade e prudência são a melhor receita. Não é raro encontrarmos crentes querendo mudar a direção em busca de aventuras espirituais.Considere estes conselhos e coloque sempre e em quaisquer circunstâncias suas escolhas sob a orientação e direção do Senhor.

Pr Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets