Pastoral 468 – Vencedores, apesar das lutas!

“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações”. Sl 107.6

Quando as adversidades vêm e parecem querer nos assaltar, roubar a nossa paz e abalar a nossa fé, o sentimento que surge é que o naufrágio está às portas. A insegurança diante de situações adversas é um dos grandes problemas que enfrentamos, e como tem crescido este índice nesses últimos tempos.

Infelizmente esta não é uma realidade apenas no mundo não cristão. Os crentes têm sido vítimas desse mal. Porém, ainda mais grave do que as crises que enfrentamos é a maneira como reagimos, o que pode nos levar a vitórias ou derrotas. A síndrome do negativismo nos pressiona, solapa a alegria da nossa salvação e o prazer do serviço cristão. Infelizmente, é aqui que muitas vezes o crente é tentado a afastar-se do Senhor e da comunhão da sua Igreja.

Diante dessa realidade, nada melhor do que voltar os olhos para a Palavra do Senhor e buscar orientação do alto, que, no dizer do salmista, é “refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação”. Não é fácil administrar os conflitos da vida, mas, espelhemo-nos em Jesus, que os enfrentou e os venceu: “Ele, nos dias da sua vida neste mundo, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5:7-9).

Os cristãos também passam por adversidades, pois são próprias desta vida. Mas sem dúvida podem vencê-las, pois Jesus também passou por aflições, por isso mesmo conhece as lutas dos que O seguem, e promete conduzi-los em triunfo. Ser um vencedor em meio às tribulações é saber identificar e compreender o poder curativo e restaurador de Deus que pode transformar o sofrimento humano em bênçãos para aquele que sofre.

“E esta é razão porque nunca desfalecemos ainda que por todos os lados rodeados de obstáculos, mas nunca embaraçados; confundidos, mas nunca desanimados; perseguidos, mas nunca desamparados; derrubados, mas nunca vencidos” (2 Co 4:7-9).

Temos visto as aflições pelas quais muitos queridos têm passado nesses últimos tempos. São gigantes que muitas vezes parecem querer nos destruir. Mas jamais percamos de vista: “Maior é o Deus que em nós está do que as nossas aflições”.

Deus ainda está no controle! Ele está bem perto, vendo cada uma das nossas necessidades; afinal, Ele é “nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1).

Concluímos este artigo com as palavras de Davi no salmo 37: “Não se aborreça por causa dos maus, pois eles vão desaparecer logo como a erva que seca; confie no Deus Eterno e faça o bem; ponha a sua vida nas mãos Dele e Ele o ajudará. Porque o poder dos maus acabará, mas o Deus Eterno protegerá os bons”.

Pr Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets