Pastoral 467 – Pai, privilégio e grande responsabilidade

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça,
e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Mt 6.33

Em Agosto, comemoramos o dia dos pais! Foi uma ótima oportunidade de dar um abraço nos nossos pais e falar algumas palavras de reconhecimento e gratidão! No meu caso, uma gratidão ainda maior a Deus pelo privilégio de meu pai ser um servo do Senhor! Viver próximo do meu pai me proporciona ver de perto a vida de um homem íntegro e obediente ao chamado – que todos nós temos – que é de servir a Deus! E ainda me ensina que Deus honra um pai que O obedece e O busca em primeiro lugar!

Meu pai sempre dedicou muito amor e carinho para nós; cobranças e disciplina, também não faltaram, é claro; e tudo sempre sob sua vigilância! – Não me recordo de fazer nada na vida sem notar meu pai por perto me acompanhado e me amparando!

Como na parábola dos talentos (Mt 25), quando Deus confere recursos a seus servos e espera que retribuam esse privilégio de forma integral, eu vejo meu pai como um homem privilegiado e que trabalha duro para prestar contas a Deus integralmente tudo o que Deus confiou em suas mãos!

Em tudo que vi meu pai fazer e até hoje, sempre fiquei admirado pela sua força e energia fora do comum, e me questionava como ele tira tanta disposição de algum lugar.

Hoje entendo que essa força vem do agir do Espírito Santo de Deus para com seus servos que tem o coração voltado ao serviço do Senhor!

“Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força” Provérbios 24.3-5.

Um pai que teme ao Senhor aprende a depender de Deus e da sabedoria que só o Senhor pode dar para construir e manter a sua casa de pé. A cada experiência e desafio que tivemos em casa, meu pai deixou marcas registradas na minha vida pelas suas atitudes. Na família, um pai que teme ao Senhor lidera pelo exemplo, e sua conduta ensina mais que suas sábias palavras. Na administração dos recursos, um pai extremamente zeloso e, antes de tudo, fiel em participar da obra de Deus; e, ao mesmo tempo, um pai que nunca faz contas quando o assunto é desfrutar de tempo com seus filhos e usar suas economias para isso!

Na minha tarefa agora de ser pai, espero conseguir batalhar de alguma forma perto de como você fez e continua fazendo, pai! Obrigado pelo amor e dedicação! Talvez, desde antes de a Egliane e eu nascermos, você já sonhava com quantos filhos Deus poderia lhe dar, e já nos amava… Nós já somos quatro filhos (com o Luciano e a Sarah) que viramos cinco, com meu presente, que é o Antônio! Isso sem falar, nos Jovens da Igreja que veem o seu pastor como
exemplo de figura de pai, que ama sua esposa e seus filhos e se esforça por eles acima dos seus próprios interesses! “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu Senhor!”

Edgar M. Rodrigues

Book your tickets