Pastoral 466 – Privilégios e responsabilidades do pai

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,
o teu Deus, te dá” (Êx 20.12).

Ouve-se que a primeira escola da vida é o lar, a família. E realmente é na família que os filhos são formados e preparados para alcançar e vencer cada fase da existência.

Família, entende-se o grupo de pessoas que a formam, e constitui uma sociedade: o pai (o homem), a mãe (a mulher) e os filhos gerados pelo casal ou por ele adotados.

A família foi instituída por Deus, formado de homem e mulher, e dos filhos que a compõem. A família nos moldes divino e tradicional tem a responsabilidade de criar, manter e educar (formar para a vida) os filhos até que se emancipem e adquiram meios de subsistência própria e venham a constituir suas próprias famílias.

Cabe ao homem, em primeiro plano, a responsabilidade de prover a manutenção da sua casa, o que não impede que a mulher, quando possível e conveniente, participe dessa responsabilidade.

A Bíblia, porém, é enfática na atribuição educadora dos pais. A figura do pai na família, conforme prescrita na Bíblia, indica não um mandatário autoritário e insensível. Não um homem desequilibrado exercendo uma autoridade rígida e dominadora. Não uma liderança opressora que ignora os desejos e o bem estar dos filhos e da família.

Conforme palavras do apóstolo Paulo aos pais, Deus confiou-lhes a responsabilidade da instrução, da disciplina e da confrontação sistemáticas aos filhos para que sobre eles repouse toda sorte de bênçãos espirituais e materiais.

A chave do sucesso da família é a obediência e a submissão a Deus. Isto posto, o respeito de cada um aos demais componentes da família será o coroamento deste lar. A figura do pai, cujo dia é celebrado neste segundo domingo de agosto, só terá seu sentido pleno se exercida debaixo do temor ao Senhor. Um pai estará cumprindo fielmente seu ministério paterno quando os reflexos de Cristo estiverem sendo vistos no desempenho de suas responsabilidades de pai.

Aos pais é dado o privilégio e a responsabilidade da liderança no lar. A qualidade de líder do pai é natural, tendo em vista que a família constitui-se numa sociedade, e em cada sociedade deve existir uma liderança que, no caso da família, cabe ao homem, cujo dever é responder e zelar pelo lar.

Esta liderança, todavia, deve ser compreendida e reconhecida na família. Quando há compreensão e reciprocidade de respeito, o entrosamento é pacífico e salutar.

Finalmente, “pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef 6.4).

Presb Samuel Mendes

Book your tickets