Pastoral 479 – O que temos em Cristo?

O que temos em Cristo?

E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês,

para que assim vocês o conheçam como devem conhecer” (Ef 1.17).

Meditar no primeiro capítulo da carta de Paulo aos Efésios deve estimular nosso desejo de conhecer com mais profundidade as riquezas espirituais que temos em Cristo Jesus. Todo cristão deve colocar como alvo descobrir as insondáveis riquezas espirituais reservadas em Cristo Jesus.

O texto é riquíssimo em ensinos que fazem alusão ao conjunto das eternas promessas de Deus para nós. Paulo descreve com detalhes o que pela fé já recebemos e o que nos está reservado nas promessas feitas em Cristo.

Esse conjunto de “benção espiritual” faz parte do plano original salvífico, preparado pelo Senhor antes mesmo da fundação do mundo. A Bíblia afirma que Deus estabeleceu tudo isso nas regiões celestes, em Cristo.

Portanto, através de Cristo, Deus já nos vê ocupando nossa posição ao lado do Seu Filho nas regiões celestias:

Escolhidos para a salvação (v.4). Um ato da eternidade passada de Deus; para nos tornar “santos” – separados por Ele e para Ele; para sermos irrepreensíveis (sem a condenação do pecado), por isso, predestinados em amor.

Adotados como filhos de Deus (v.5-6). Ato da bondade de Deus; que concorre para glória de Deus; alicerçado na misericórdia e na graça de Deus. Escreveu C.S.Lewis: “O Filho de Deus tornou-se homem para possibilitar que os homens se tornem filhos de Deus”.                                                           

Redimidos (v.7). Resgatados do pecado; comprados por preço, o sangue de Cristo (v.8). Em foco a morte vicária de Cristo na cruz. Através da redenção Deus nos confere a própria natureza de Seu Filho Jesus.

Sabedoria espiritual (8-10). Através da qual nossos olhos são abertos para o conhecimento da vontade de Deus, sobretudo, da nossa salvação em Cristo. Sabedoria sobre a vida eterna; capacitados para compreender Cristo e TODO o Seu PODER (v.10).

Feitos herança (v.11). O presente que é fruto de uma decisão irrevogável de Deus; revela a autenticidade da nossa filiação (direito dos filhos) e explica nossa eternidade.

Selados pelo Espírito (v.13). O próprio Espírito Santo é o garantidor da nossa salvação. Por isso habita o pecador salvo, garante a inviolabilidade do selo e a presença de Deus em nós, bem como a nossa presença diante Dele por toda a eternidade.

Quantos privilégios temos, uma vez que fomos chamados para ser a igreja de Cristo e participantes da Sua eternidade. Uma descrição do plano eterno de Deus no que diz repeito ao passado (eleição), ao presente (redenção) e ao futuro (outorga da herança). Revelações extraordinárias do que temos em Cristo, que devem ocupar a nossa mente e assim nos capacitar a caminhar pela fé, mesmo diante do contexto deste mundo.

 

                                   Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets