Pastoral 532 – Uma justa homenagem! – Dia internacional da Mulher

Uma justa homenagem!

Nesta quinta-feira, 8/3, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, data instituída para honrar a luta das mulheres na busca do reconhecimento, do respeito e do tratamento igualitário e justo nas relações políticas, sociais e trabalhistas.

Os movimentos feministas remontam ao final do século 19. Inclui-se nesses registros o incêndio numa fábrica têxtil em Nova York, em 1911, culminando na morte de 130 mulheres. Mas, foi na década de 70, com a chancela das Nações Unidas e a assinatura do primeiro Acordo Internacional que o movimento foi oficializado ao redor do mundo.

Em nosso país a luta pelos direitos das mulheres, o reconhecimento no trabalho, a censura contra a violência, exploração moral e psicológica, estão presentes desde o início do século 20. Mas, foi a partir dos anos 80, com a criação de Conselhos específicos e com o surgimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher que o movimento ganhou forma.

Contudo, há cerca de três mil anos, os registros bíblicos mostram o próprio Deus advogando a favor da mulher, conforme vemos no caso de Abigail. Deus favoreceu Abigail e castigou o iníquo Nabal. Nos tempos de Elias, Deus enviou sustento e amparo à viúva em Sarepta. O mesmo aconteceu durante o ministério de Elizeu ao atender os anseios da mulher Sunamita.

Muitas mulheres aparecem na Bíblia como exemplos de vidas que Deus honrou e valorizou com cuidados especiais. Mulheres encorajadas e fortalecidas por Deus para que tomassem atitudes dignas de registro.

Mulheres que receberam tarefas especiais e as desempenharam com fidelidade. Mulheres ousadas, sábias, tementes a Deus, que aprenderam o sentido da renúncia e, por isso mesmo, desafiaram a própria morte, movidas apenas pela convicção da obediência e da dependência de Deus. Mulheres cujo exemplo inspiram muitas das queridas irmãs que temos em nosso meio hoje.

Sou grato a Deus por vocês, irmãs queridas, e pelo privilégio que tenho de caminhar com vocês. Deus as abençoe com saúde, força, sabedoria e discernimento espiritual para que suas ações, à semelhança das mulheres que vimos, sejam coroadas de êxito para vocês e sua casa.

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets