Pastoral 482 – Tributo ao Senhor

Tributo ao Senhor

 “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Sl 136.1).

A palavra tributo vem do latim “tributum”, o imposto que os cidadãos romanos tinham de pagar ao Império como sinal da sua dependência. Tratava-se de uma obrigação, um dever. É neste sentido que Davi emprega a ideia de tributo ao Senhor nas suas poesias: “Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu Nome. Adorai ao SENHOR, por causa do esplendor da sua santidade” (Sl 29.1).

Tributar ao Senhor é dar-Lhe culto, adoração e honra. Evidente que adoramos o Senhor por tudo que o Ele tem feito e pelo que ainda vai fazer em nós e através de nós, mas o tributo ao Senhor deve ser prioritariamente por quem Ele é! Por causa da Sua grandeza, majestade e glória. Porque Ele é o Deus Santo, Imutável, Criador dos céus e da terra e de tudo que neles há (Sl 24). Quando Deus é honrado e glorificado na vida de Seus filhos, coisas espetaculares acontecem.

Quando Salomão terminou a construção da Casa do Senhor, cuidou para que se levasse para o templo toda a prata, todo o ouro e todos os utensílios que seu pai Davi havia dedicado ao Senhor. Em seguida chamou os anciãos e os príncipes de Israel e ordenou que se levasse também a Arca da Aliança que estava numa tenda temporária em Jerusalém. Seu lugar agora seria o templo dedicado ao Senhor.

O que temos a seguir, no contexto da narrativa daquele dia memorável, quando o primeiro culto no templo foi realizado, pode ser sintetizado em dois versos do segundo livro de crônicas: “Os que entoavam as trombetas e os cantores louvaram e agradeceram ao Senhor a uma só voz. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos; ergueram suas vozes em uníssono ao SENHOR e cantaram: Porque ele é bom, a sua misericórdia dura para sempre! Em seguida, toda a Casa do Senhor se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali… porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus” (2Cr 5.13-14).

Somos gratos ao Senhor porque Ele tem manifestado a Sua presença entre nós como fez naquele primeiro culto. Redemos a Ele louvor porque na Sua bondade e misericórdia Deus tem derramado bênçãos espirituais e materiais dia a dia sobre a família ICE Bosque. Adoramos ao Senhor por quem Ele é: o nosso Deus Salvador. Tributamos a Ele glória e força porque Ele também é o Emanuel; o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz (Is 9.6).

Impossível não declarar nossa gratidão, em especial na celebração do 19º aniversário de nossa igreja. Tudo o que devemos fazer nesta hora é tributar glória, honra e louvor Àquele que todas as coisas faz consoante a Sua muita grandeza. Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! (Sl 150.6).

Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets